• Carregando...
Ortigueira, uma das cidades visitadas pela Caravana Nacional de Saúde, tem o pior IDH do Paraná | Divulgação/Defesa Civil de Ortigueira
Ortigueira, uma das cidades visitadas pela Caravana Nacional de Saúde, tem o pior IDH do Paraná| Foto: Divulgação/Defesa Civil de Ortigueira

Curitiba e Ponta Grossa - Cerca de 80% das 1,2 mil pessoas que foram afetadas pelas chuvas voltaram para casa entre quarta-feira e ontem em Ortigueira, na região Central do Paraná. A Defesa Civil do município, que teve o maior número de desalojados no estado, distribuiu lonas para as famílias colocarem temporariamente em suas casas. Se­­gundo a Defesa Civil estadual, nas outras cidades onde houve problemas por causa da chuva, todos os afetados retornaram às suas casas, salvo nos casos de casas com risco de desabamento ou destruídas.

A maioria dos afetados pela chuva em Ortigueira mora no distrito Água das Pedras. Além de cerca de 300 casas, postos de saúde e escolas foram destelhados e danificados pela forte chuva que caiu na região na noite de terça-feira. Durante cerca de cinco minutos o temporal foi acompanhado de granizo.

Segundo o sargento Mauro Coradim da Silva, da Defesa Civil de Ortigueira, cerca de dez pessoas trabalham na distribuição de lonas e reacomodação dos moradores. Coradim afirma que a secretaria de Assistência Social da cidade estuda a possibilidade de distribuir telhas para os afetados pela chuva.

Emergência

Em Castro, nos Campos Gerais, os 5 mil quilômetros de estradas rurais estão intransitáveis. Em alguns locais houve deslizamentos e em outros ocorreram erosões que impedem a passagem de veículos. A falta de condições de transporte na zona rural levou o prefeito, Moacyr Elias Fadel Junior, a decretar situação de emergência ontem. A primeira medida após o decreto foi a contratação de 20 caminhões para a recuperação das estradas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]