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Um termo de compromisso foi assinado entre representantes da Urbanização de Curitiba (Urbs) e da Coordenação da região metropolitana de Curitiba (Comec) para solucionar o impasse sobre o funcionamento do Terminal Guaraituba, construído em Colombo, na região metropolitana de Curitiba. O documento foi elaborado durante uma reunião realizada nesta quarta-feira (15) entre as entidades e o Ministério Público Federal (MPF). O MPF propôs que a Comec analise a possibilidade de disponibilizar recursos à Urbs para a utilização em reformas a serem realizadas em terminais urbanos impactados pela operação dos terminais Guaraituba e Alto Maracanã. Os recursos seriam obtidos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Pelo documento, a Comec também se comprometeu a solucionar as pendências referentes às obras realizadas nos dois terminais. O órgão consultará o governador do estado, Roberto Requião, sobre a proposta e deve informar o MPF em cinco dias sobre a decisão. A Urbs se comprometeu a dar ciência da proposta ao prefeito de Curitiba, Beto Richa.

O impasse

O Terminal Guaraituba está concluído há cerca de sete meses, mas ainda não entrou em funcionamento. O entrave está na falta de entendimento entre a Comec e Urbs, órgãos atualmente dirigidos por grupos políticos adversários. A Urbs, que gerencia o trânsito e o transporte coletivo em Curitiba e as linhas metropolitanas integradas, é uma estatal (empresa de economia mista) controlada pelo município de Curitiba. Já a Comec, responsável pelas obras do terminal, é um órgão estadual.

Enquanto Urbs e Comec não entram em acordo, quem sofre as conseqüências são as 65 mil pessoas que usam o Terminal Alto Maracanã todos os dias. Os usuários enfrentam as péssimas condições do terminal, que está em obras há dois anos. O Terminal Guaraituba, com capacidade para atender 40 mil passageiros por dia, poderia absorver parte do movimento.

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