• Carregando...

A abertura dos Jogos Abertos do Paraná (Japs) ocorre nesta sexta-feira (21), a partir das 19h30, no Ginásio de Esportes Chico Neto, em Maringá. Pouco mais de 3,5 mil atletas de 43 municípios vão participar da 55ª edição do evento.

Durante a abertura haverá apresentação da banda do Colégio João de Faria Pioli, desfile das delegações, hasteamento das bandeiras e o acendimento da pira olímpica, feito pelo paulista Guilherme Santana, guia da atleta paralímpica Terezinha Guilhermina, ouro nos 100 metros e 200 metros rasos na classe T11 das Paralimpíadas de Londres, na Inglaterra.

A maior delegação neste ano será de Maringá, com 368 atletas. No geral, o atletismo é a modalidade com maior número de participantes: 355, divididos em 31 equipes. O esporte com o menor número de atletas é a ginástica rítmica, disputada apenas no feminino, com 25 ginastas de quatro cidades.

Serão disputadas 20 modalidades este ano: atletismo, basquete, bocha (apenas masculino), bolão, ciclismo, futebol, futsal, ginástica rítmica (apenas feminino), handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro (demonstração), vôlei, vôlei de praia, xadrez e a novidade desta edição, o rugby.

O esporte já havia participado do torneio, mas apenas como um evento demonstrativo. Desta vez, no entanto, oito equipes vão disputar as primeiras medalhas de ouro do JAPS no masculino e feminino. Atletas do Hawks Maringá vão representar o Município.

"Os JAPs representam a competição esportiva mais importante do estado", declarou o secretário de Esportes do Paraná, Evandro Rogério Romam, em nota enviada à imprensa. O evento será disputado até 29 de setembro.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]