• Carregando...

Há décadas, facções criminosas passaram a dominar o tráfico de drogas com “mão de ferro” em praticamente todo o país. Em alguns locais, essas facções ditam as regras aos moradores, criam tribunais informais para execuções e torturas e recorrem a equipamento bélico usado apenas pelas Forças Armadas para proteger seus territórios de forças policiais e facções rivais.

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

Para entender como chegamos a esse cenário é importante voltar ao passado e saber como tudo começou. No episódio de estreia do Podcast de Segurança Pública da Gazeta do Povo, vamos falar sobre como aspectos políticos e ideológicos contribuíram para o fortalecimento e a expansão das principais facções criminosas organizadas do Brasil, como o PCC e o Comando Vermelho.

O convidado deste episódio é o major da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) Olavo Mendonça, que é pesquisador da área de segurança pública, tem diversos artigos e um livro sobre o tema e já palestrou para forças de segurança de países como Estados Unidos e Espanha.

***

Podcast de Segurança Pública da Gazeta do Povo
Apresentação e roteiro: Gabriel Sestrem
Direção de conteúdo: Denise Adriano Drechsel
Trilha sonora: Alex Grohl - Pixabay

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]