i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Mundo empresarial

Não é só no Magazine Luiza: lobby da diversidade invade empresas. E já tem reação “antilacração”

  • Por Leonardo Desideri
  • 29/09/2020 19:40
Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+
Encontro do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ em 2018| Foto: Divulgação/Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+

“Eu sou muito mais do que você vê. Eu sou muito mais que LGBTQIA+. Eu sou também aquele que você não quer enxergar. Eu sou preta, eu sou gordo, eu sou da periferia, eu sou operária, eu sou aquele que você atravessa a rua quando vê.” Esse fragmento não foi retirado do manifesto de uma ONG, mas de uma peça institucional de uma multinacional brasileira, a Natura. Trata-se do texto de apresentação do coletivo Natura em Cores, uma iniciativa que a empresa mantém dentro de sua estrutura para funcionários falarem sobre temas LGBT, subordinado ao departamento de diversidade.

“Reforçamos no nosso código de conduta a importância de respeitar todes”, diz o texto no site da Natura, seguindo a regra da neutralidade de gênero. “Estamos abertes a somar mais e mais, sempre.”

A realidade dentro da Natura não é exceção, mas parte de uma tendência. No Brasil, multinacionais e empresas de grande porte têm cedido ao lobby da diversidade. A recente polêmica com a Magazine Luiza, que fez um programa de trainee exclusivo para negros (a iniciativa foi reproduzida pela Bayer alguns dias depois), é manifestação de um fenômeno em crescimento. Influenciados por ideias de consultores, opiniões dos departamentos de marketing e pela pressão das redes sociais, executivos têm aberto cada vez mais espaço a discursos ideológicos dentro de empresas – em alguns casos, por falta de convicções pessoais claras.

“Os donos dos negócios, os principais tomadores de decisão, não têm posição nenhuma. Aí entram no modismo da área de marketing, que impõe um valor que não necessariamente é o valor da organização ou não está na massa do sangue da empresa. Em alguns casos, a cultura empresarial pode ir de encontro a essa visão”, afirma consultor empresarial Alex Pipkin, doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Multinacionais abrigam grupos de afinidade LGBT

No último Guia Exame de Diversidade – uma avaliação que a revista Exame publica anualmente em parceria com o Instituto Ethos –, 71% das 96 empresas participantes afirmaram abrigar em sua estrutura grupos de afinidade LGBTI+, ao estilo do Natura em Cores. A própria pesquisa é um sinal dos tempos: a diversidade de pessoas LGBT é um dos quatro âmbitos avaliados (junto com mulheres, grupos raciais e deficientes), mas a diversidade geracional, relacionada à inclusão de idosos no mercado de trabalho, não é nem sequer um quesito da avaliação.

Empresas como Itaú, Avon, Bradesco, Basf, Sodexo e Microsoft são consideradas acima da média no tratamento a grupos LGBTI+ pelo guia. Todas elas, aliás, fazem parte do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, um movimento voltado para a “promoção aos direitos humanos LGBT+ no ambiente empresarial e na sociedade”, conforme o site do grupo. A página conta com uma cartilha explicando como as pessoas LGBT devem ser tratadas dentro das empresas.

No Carrefour, que também faz parte desse fórum, há um setor dedicado à “gestão da diversidade”, que inclui o grupo TODXS+, para promover “o respeito aos direitos das pessoas LGBTI+” e propor “ações práticas para promover um ambiente mais acolhedor” para essas pessoas. A empresa também tem o Carrefour por Elas, que busca assegurar no Brasil o compromisso global do Carrefour de ter 40% das posições de diretoria ocupadas por mulheres até 2025.

Outra empresa que integra o fórum é a Ambev, que, em junho, fez uma campanha com caminhões das cores da bandeira LGBT desfilando pela Avenida Paulista.

Diversidade aumenta performance? O que dizem as pesquisas

Para embasar a recomendação de que as empresas precisam levantar certas bandeiras, algumas consultorias recorrem ao argumento de que empresas mais diversas têm melhor desempenho financeiro. São frequentes as notícias sobre estudos sugerindo que diversidade é sinônimo de lucro.

Um estudo publicado em julho de 2020 pela consultoria McKinsey, por exemplo, afirmou que empresas da América Latina mais diversas em aspectos como gênero, raça e orientação sexual tiveram melhor performance financeira.

Mas também há estudos acadêmicos dizendo o contrário. “Não encontramos uma relação significativa entre a diversidade de gênero ou étnica do conselho diretor ou de conselhos importantes e o desempenho financeiro de uma amostra das principais corporações dos Estados Unidos”, diz um estudo de 2010 da revista acadêmica Corporate Governance. “A relação entre representatividade feminina no conselho diretor e o desempenho no mercado é quase zero”, afirma um artigo publicado em 2014 no Academy of Management Journal, em que se aplicou o método da meta-análise, isto é, o cruzamento dos resultados de vários estudos sobre o assunto. O que motivou a meta-análise, segundo os pesquisadores, foi que havia “uma grande quantidade de literatura examinando a relação entre mulheres em conselhos e desempenho financeiro de empresas”, e que as evidências dessa literatura eram conflitantes.

De acordo com Pipkin, a diversidade precisa contribuir para algum resultado. “Tem que servir para uma tomada de decisão que leve a empresa a alcançar resultados. Esse é o principal foco, embora muitos falem em missão empresarial. Sem lucro, nós não conseguimos perenizar a nossa missão”, afirma. Segundo o consultor, “pegar alguém de outra etnia, pegar um jovem, pegar um sujeito de outra classe social, que tem outra visão, vive em outra realidade e pode contribuir nessa mescla de visões” pode ser bom “para um processo mais criativo dentro das empresas”.

Por outro lado, para o consultor, o lobby ideológico pode, às vezes, levar a “decisões que querem combater a intolerância e acabam agravando a intolerância”.

Diversidade precisa levar a um senso de comunidade e a um objetivo comum, diz pesquisadora americana

Especialista em diversidade nas corporações, a pesquisadora norte-americana Ilana Redstone, da University of Illinois at Urbana-Champaign, afirma que uma boa política de diversidade deve ajudar a enfatizar aquilo que as pessoas têm em comum. “Lembrar as pessoas sobre como elas são semelhantes pode ser uma forma poderosa de construir um senso de comunidade e orientar as pessoas em direção a um objetivo comum”, destaca.

A política de diversidade não pode se basear somente em como as pessoas se sentem, na visão de Redstone. “Como as sensibilidades variam amplamente, não é realista tratar a sensação de ofensa de alguém como o único fator relevante na tentativa de descobrir como resolver problemas”, diz a pesquisadora.

Para Redstone, algumas controvérsias sobre diversidade que surgem no ambiente de trabalho poderiam ser resolvidas com comunicação e boa vontade. Ela dá um exemplo: “Quando não há dúvida sobre as boas intenções das pessoas, a pessoa que disse algo que outra pessoa considerou ofensiva pode ser informada, sem repreensão, como seu comentário pode ser interpretado. E a pessoa que se sente ofendida pode ser informada de que, embora seus sentimentos sejam importantes, as intenções de quem disse a coisa ofensiva também são relevantes.”

Nesse sentido, segundo Redstone, é preciso que a busca por respeito entre os funcionários não se torne um pretexto para justificar comportamentos hipersensíveis. “É possível criar um local de trabalho onde as pessoas tratem umas às outras com respeito e onde as pessoas não sintam que precisam pisar constantemente em ovos”, afirma.

Nos EUA, site de recrutamento "antilacração" é lançado

Em inglês, a palavra woke – lacração, em tradução livre – tem sido usada para rotular o radicalismo de esquerda, envolvendo especialmente bandeiras feminista e LGBT. A invasão dessa cultura a ambientes corporativos americanos levou à criação de um site de recrutamento que ajuda empresas a evitar a contratação de ativistas ideológicos, o Unwoke.

“Contrate profissionais. Não ativistas”, diz o slogan do Unwoke. “Contrate pessoas trabalhadoras, honestas e competentes, e não ideólogos cuja única agenda é instrumentalizar a sua marca e os seus negócios para promover uma causa radical”, afirma a descrição.

O Unwoke conta com os recursos de uma plataforma de recrutamento comum, como ferramenta de busca, interface para mensagens diretas, espaço para currículos e a possibilidade de negociar projetos de curto prazo, em vez de contratos longos.

Em uma mensagem para donos de negócios interessados no serviço, o Unwoke afirma: “Não interrompa seus concorrentes se eles estão cometendo um erro. Deixe-os preencher suas cotas de diversidade. Deixe-os exaurir seus recursos, esforços e reputação com a lacração. Deixe-os se posicionar sobre suas supostas virtudes. Deixe seus funcionários pisarem em ovos em seus escritórios envoltos em uma bolha. Deixe-os pensar que estão mudando o mundo para melhor. Deixe-os pensar que são a contracultura. Deixe que eles peçam desculpas públicas em comerciais e no Twitter pelo crime de existir. (…) Enquanto isso, você baseia suas decisões de contratação na busca dos melhores, mais brilhantes, mais inteligentes e competentes funcionários que puder encontrar. Pessoas de todas as esferas da vida que, acima de tudo, valorizam a verdade, o trabalho árduo, a liberdade e a busca pela felicidade. Você não tem nada do que se desculpar.”

74 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 74 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • K

    Kátia Fraga

    ± 16 dias

    O certo seria boicotarmos quem nos quer impingir um comportamento só para agradar a geração woke. Porém, é impossível, já que quase todas as grandes empresas estão nessa onda. Resta saber o que as espera na praia da realidade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos

    ± 18 dias

    Alguns nomes de empresas alinhadas à diversidade sexual: Rede Globo, Folha de São Paulo, Estadão, Google, Facebook, C&A, Riachuelo, Nike, Adidas, Disney (dona da Marvel), Natura (dona da Avon), O Boticário, Doritos, Cacau Show, Ambev (dona das marcas Brahma, Antárctica, Bohemia, Budweiser, Skol, Original e Stella Artois, Pepsi e H2OH), Carrefour, Magazine Luíza, Casas Bahia, Submarino, Bradesco, Santander, Itaú, etc

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • D

      Dimas

      ± 18 dias

      Obrigada. Já vou atualizar minha lista de cancelamento

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dimas

    ± 18 dias

    A minha atitude é NÃO VOU COMPRAR MAIS NADA DE NATURA, BOTICÁRIO, MAGAZINE LUIZA, CARREFOUR, e demais empresas que eu souber que tem essa postura. Além de criticar e dissipar isso o maior número de vezes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dimas

    ± 18 dias

    Não é com novas imposições que consertaremos imposições do passado. Isso só divide e separa as pessoas. Vai se criando raiva, discórdia e demais sentimentos nada construtivos. Triste mundo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos

    ± 18 dias

    Cada vez mais minha lista de empresas lacradoras aumenta de tamanho para eu evitar de comprar nelas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    mup

    ± 18 dias

    É muito bom saber que já temos gente trabalhando contra a lacração. UNWOKE deve chegar aqui no Brasil, ainda a tempo de conter essa tendência nefasta de querer dividir as pessoas a qualquer preço, a qualquer custo. Ainda tem gente usando o cérebro e isso sempre faz a diferença!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Thiago pinheiro de azevedo

    ± 20 dias

    "QUEM LACRA NÃO LUCRA"-Todas estas empresas descobrirão isto, mais cedo ou mais tarde...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    romeu decio vanelli

    ± 23 dias

    Muito reacinha, certo é um país onde mais da metade da população brasileira não é branca e isso não se refletir nos conselhos de administração e cargos mais elevados do mundo corporativo. Certo é que mais da metade do total da população brasileira é de mulheres e isso também não se reflita nos conselhos de administração e cargos mais elevados do mundo corporativo. Certo é ter que ficar ouvindo piadas de gays, mulheres, negros em ambiente de trabalho. Estamos em um momento de rediscutir valores que queremos para a sociedade, todo esse movimente reacionário não será suficiente para fechar essa porta que foi aberta. Não se enganem, o progresso vai atropelar quem não evolui mentalmente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • P

      Paulo Zuccato

      ± 20 dias

      Vai falir antes. Simplesmente porque traz o “Nós contra eles” para dentro das empresas. As meritocráticas (sejam feitas por pretos, pardos, brancos, amarelos, gays, bi), e que você odeiaaaa porque você não acredita em esforço e mérito, são as que restarão.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dissenha

    ± 24 dias

    A mensagem Unwuke aos donos de negócios é uma boa e sensata resposta à toda essa estultícia de preferência woke. Mas para o consumidor, entendo que a melhor resposta é não consumir a marca lacradora. Havendo queda nas vendas, acaba já esta adesão pecuniariamente interessada a essa ideologia nefasta.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo H.

    ± 24 dias

    Penso que agora CABE A CADA UM FAZER A SUA PARTE. E essa nem deve ser uma tarefa assim difícil, pois o "fazer" é na verdade um "não fazer": não comprar. É preciso afastar a ideia da insignificância individual, coisas como "o que adianta se só eu não comprar". A maturidade da cidadania exige mais do que isso, exige senso de dever, demanda que cada um faça sua parte com determinação sem arranjar escusas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    TIAGO

    ± 24 dias

    Mulheres são inclusas quando se diz "todos presentes" e homens não são inclusos quando se diz " todas presentes". Eu vejo ai um tratamento diferenciado para as mulheres que possuem uma palavras especifica de referência a elas. Os jumentos querem matar a linguagem pra dar ao homem um pronome só seu. Paulo Freire explica.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CARLO MELONI

    ± 24 dias

    Eu nasci no exterior, num ambiente uniforme, quando cheguei no Brasil tentei encontrar o DENOMINADOR COMUM do Brasil e nao encontrei----Claro que nao encontrei, porque o Brasil e' pais mais miscigenado do mundo---ACHEI BACANA--A pobreza facilitou esse ambiente, porque na pobreza todo ser humano colabora com o outro---Acho que a polemica das minorias dos dias atuais veio mais para estragar do que consertar---O preconceito e' um sentimento recluso e escondido no intimo da pessoa por isso medidas truculentas nao resolvem absolutamente nada, so' servem para gerar um AMBIENTE FALSO----

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Willian Cardoso de Souza Jesus

    ± 24 dias

    Toda ação ideológica esquerdista necessita de uma reação à altura por parte daqueles que divergem. Essa é a conclusão que se tira da criação do grupo "Unwoke", nos EUA. Devemos criar movimento equivalente a essa "onda lacradora" que os pseudo-progressistas criaram. Do contrário, essa onda tomará proporções cada vez maiores, tomando cada vez mais conta do mercado e ficará muito mais difícil de se reverter essa TRISTE e RIDÍCULA tendência que se espalha pelas empresas do país e do mundo. Afinal, existe uma maioria silenciosa (conservadores e liberais clássicos) que NÃO COMPACTUA com esses absurdos. Está na hora dessa maioria FAZER BARULHO e AGIR no sentido contrário à tendência.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • W

      Willian Cardoso de Souza Jesus

      ± 24 dias

      Héber Oliveira Brandão: Está equivocado, meu caro. Veja, o algo das elites progressistas não são pessoas de 30 e poucos anos ou mais, como eu, mas sim o controle da mente dos jovens, para colher os frutos no futuro. E justamente por fazerem tanto barulho, a ponto dos jovens escutá-los, que eles têm obtido bastante êxito. Se não houver uma contrapartida disso e a maioria continuar silenciosa, essa maioria, onde eu me incluo, será totalmente DOMINADA pela minoria, que já tomou conta da maior parte dos meios de comunicação, entretenimento e educacionais.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • H

      Héber Oliveira Brandão

      ± 24 dias

      Não precisa fazer barulho. Deixa que eles façam. É o que diz o último parágrafo. A gente fica trabalhando duro e observando os resultados deles.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eden Lopes Feldman

    ± 24 dias

    Parece que o que se espera de um ser humano, que é a honestidade, humildade, respeito e outros atributos não são mais importantes. Apenas os conceitos (ou preconceitos) gerados pela mídia progressista. Em resumo, se não sou de um grupo minoritário, não serei importante. E mesmo as pessoas deste grupo minoritário não são importantes pela sua conduta como cidadãos. Mas simplesmente serão importantes por pertencerem a um determinado grupo rotulado pela mídia. Em resumo, quem é preconceituoso? Cada um tire suas conclusões.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo H.

    ± 24 dias

    Isso é doentio. Chega a ser asqueroso. É chocante ver como da ideia original, correta e louvável, segundo a qual se deve tratar a todos de modo equânime, sem preconceito e discriminação, se degenerou para aberrações como "departamentos de diversidade". Para mim a atitude dessas empresas lacradoras só me ajudará a combater o consumismo em excesso, além de favorecer os concorrentes nas minhas escolhas de consumo. / Tentar associar "diversidade" a aumento de produtividade mostrou-se patético - sem comentar que ao que parece as pesquisas se negaram a investigar a hipótese inversa. / Excelente iniciativa antilacração nos EUA, que deveria ser padrão das empresas inclusive aqui no Brasil.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Lore C . Valent

    ± 24 dias

    A pergunta que não quer calar: vai ter cota/exclusividade/lactação na hora se alguém precisar de sangue?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Meg Litton

    ± 24 dias

    Estes "marketeiros" são no..jen..tos!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    ssm.gauss

    ± 24 dias

    Não compro mais no Magalu. Cancelado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • C

      Carlos

      ± 18 dias

      alguns nomes de empresas alinhadas à diversidade sexual: Rede Globo, Folha de São Paulo, Estadão, Google, Facebook, C&A, Riachuelo, Nike, Adidas, Disney (dona da Marvel), Natura (dona da Avon), O Boticário, Doritos, Cacau Show, Ambev (dona das marcas Brahma, Antárctica, Bohemia, Budweiser, Skol, Original e Stella Artois, Pepsi e H2OH), Carrefour, Magazine Luíza, Casas Bahia, Submarino, Bradesco, Santander, Itaú, etc

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Lore C . Valent

      ± 24 dias

      E principalmente, nem na Natura. Que é uma porcaria.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Decio mango

    ± 24 dias

    Empresas que largam suas acoes de mercado na mao de marqueteiros de extrema esquerda politicamente idiotas merecem ir para o lixo...se vc contrata somente negros.... vai querer que os nao negros como brancos pardos multatos japoneses e outros achem desta idiotice....o mundo esta pra la de chato

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    F.Neto

    ± 24 dias

    Tá ficando difícil fazer uma compra, já que, por convicção, não compro mais de empresas chinesas nem lacradoras.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      Afonso Celso Frega Beraldi

      ± 24 dias

      Idem

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    vortice

    ± 24 dias

    Cada um é dono da sua vida, faz o que quer (dentro da lei, claro). O que não dá é ficar criando um monte de regras e restrições. Daqui a pouco vamos criar um "padrão", onde quem não pertence a estes grupos será isolado. É tão simples, basta respeitar! Todos são dignos e iguais como cidadãos! Acho que a pior coisa para uma pessoa é ser tratada como "diferente", alguém que precisa ser protegido ou favorecido. Isso sim é desrespeito!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Meg Litton

      ± 24 dias

      Perfeito!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Prestes

    ± 24 dias

    Ontem comprei uma coifa de cozinha, já evitei a Magazine Luiza, nem passei para ver o preço. Comprei do concorrente, que não tem políticas RACISTAS.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    ROG

    ± 24 dias

    Gostei da última frase: (Contrate) Pessoas de todas as esferas da vida que, acima de tudo, valorizam a verdade, o trabalho árduo, a liberdade...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    H. Romeu Pinto

    ± 24 dias

    Essa geração do cabelo colorido, e assepsia duvidosa, não percebe que, com as melhores intenções, dizem eles ou elus ou elxs...sei lá, estão segregando mais e mais? Ou eles acham que o médico formado nas cotas ou na opção sexual não terá olhares enviezados?? Convém ressaltar a galerinha do moleton fedorento que as piores atrocidades cometidas sobre a face da terra, foram com as melhores das intenções! Vide a Inquisição, o Holocausto, La Purga, o Holodomor... Mas querer cobrar um pouquinho que seja de um bando de acéfalos, na maioria das vezes, bancados por papais milionários com a consciência pesada, é pedir muito!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Flavio Teixeira

    ± 24 dias

    Eu gostaria que estas empresas colocassem vendedores travestis afetados, com trejeitos, mulheres de sovaco peludo, menores homens aprendizes vestidos de mulher ou menores mulheres vestidas de homem. E depois perguntar a elas qual o lucro que tiveram...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Siqueira

    ± 24 dias

    Realmente a civilização está em decadência! O que define o homem moderno, independentemente de todos os outros fatores, é o uso que ele faz da sua abertura exterior do tubo digestivo, na extremidade do reto! Cara..... o SER HUMANO é MUITO mais do que isso. Esse pessoalzinho está estagnado numa daquelas fases descritas por Freud.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Moisés santos da Silva

    ± 24 dias

    Matéria interessante e significativamente atual. Só uma pergunta: quem a escreveu é negro? Gay? Gordo? Pra mim não vem ao caso,desde que seja competente no que faz e pronto! Simples assim!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Júlio Lins

    ± 24 dias

    Muitos falam em boicotar empresas: mas e se todas as grandes empresas aderirem, o que restará? Só se comprar só de pequenas e médias empresas ou empresas não ocidentais.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    NoobMaster69

    ± 24 dias

    A coisa mais sensata que li foi a descrição do Unwoke!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zenão

    ± 24 dias

    Fico aqui pensando: a q ponto chegamos; tudo, desde um simples remédio, que é exagerado mais prejudica do q ajuda. É viver pisando em ovos mesmo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Edson F Kovalski

    ± 24 dias

    Acredito q devemos respeitar o ser humano, sem criar distinções, respeito independente de cor , gênero, de tudo mais... e fico triste, pq sempre estudei em escola publica, nunca tive regalia nenhuma, trabalhos desde os 12 anos (por vontade própria), e agora vou ser excluído por ser branco e ter olho verde....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      JOSE Z. NETO

      ± 24 dias

      Primeira coisa a fazer é parar de usar gênero. Agenero é o humano.Temos que falar " sexo", daí acaba está "mentirada" toda destes ativistas. Porque estas ideologias não são sustentadas pela ciência de verdade.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FERNANDO A. O. PRIETO

    ± 24 dias

    Que saudade do tempo em que se procurava, ao contratar alguém, COMPETÊNCIA e DESEMPENHO, RESPEITO aos clientes, e coisas assim (superadas, nos tempo "esclarecidos' e "woke" de hoje, por etnias, ações afirmativas,...). Que quem acha isso certo contrate só com base nestes critérios, para ver o resultado! "Pelos seus frutos os conhecereis" (Mt 7,20). Tempo de decadência (que estamos vivendo), Idade das Trevas (a nossa atual) !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cassio Favero

    ± 24 dias

    Acredito que esses coletivos são forçados, uma tentativa de "lacrar" com um tema em alta e possui ativistas barulhentos. Ocorre, porém, que ao criar esse tipo de coletivo, focados em ativismos a empresa promove algo incompatível com seus valores e parte da premissa que qualquer colaborador, atual ou futuro, que não se enquadrem nesses ativismos sejam considerados racistas e é preciso ensiná-los como não o ser. O respeito é universal, não é distinguido por raça, orientação sexual ou qualquer outra causa. As pessoas respeitam umas às outras ou não. E é isso que as empresas deveriam entender e promover, o respeito entre pessoas, pelos seus valores, qualidades e ética.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 24 dias

    O tiro saiu pela culatra. O povo sabe distinguir o que é demagogia e o que é de fato preocupação com as minorias. Os lacradores de plantão e seus discursinho vigarista só enganam a turma esquerdo/progressista. Eu mesmo não compro nada de empresas metidas a lacradoras. São falsas como nota de três reais, hein? Boicote total a elas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Ctba

    ± 24 dias

    Até onde chega a irracionalidade de pessoas que usam do marketing, tudo para o comércio vender, querem acabar com a ética e criar a sua própria ética racista criando conflito . Acirrando os ânimos e formando radicais, que Desserviço a Sociedade. Muito disso devido muito a perda da esquerda nas eleições que lutam para quanto pior melhor, para eles.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSE Z. NETO

    ± 24 dias

    Ótimo artigo, vou cancelar minha conta neste banco. Uma boa lista de empresas a serem evitadas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Arys

    ± 24 dias

    O planeta virou um mar de boçalidade. Tudo isso, sem teoria da conspiração, remete ao famigerado Gramsci. Na base de praticamente todas as religiões está descrito o que precisa ser praticado: respeitar o seu semelhante como se ele fosse você. O imperativo categórico de Kant nada mais é do que este conceito. Me sinto vivendo dentro da obra de George Orwell, 1984, com o stf Grande Irmão, estes ******* criando a novilíngua e forçando a reescrita da história. Além da derrubada de estátuas, o estoque de asneiras é inesgotável: desde falar que Beethoven era negro (uma das "provas" é sua amizade com um volinista mulato), até "reescrever" a obra infantil de Monteiro Lobato. Mundo chato e louco!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Vinícius Benvenutti

    ± 24 dias

    Precisamos disso no Brasil, para acabar com a lacração desse casquedo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedro tenvia

    ± 24 dias

    Ok, já que somos agora oficialmente e dentro da lei discriminados pelo crime de termos pouca melanina, sugiro também evitar entrar nestes estabelecimentos para consumir seus produtos, eu pessoalmente já decidi, não comprarei nada de quem me discrima, sugiro um boicote geral, fim de papo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • E

      Eduardo Prestes

      ± 24 dias

      Estamos juntos ! Se tem políticas racistas e se alinha aos esquerdistas, melhor evitar e prestigiar os concorrentes.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    D'AMICO

    ± 24 dias

    UMA VERGONHA . ESSAS PSEUDO EMPRESAS PAPA HOSTIASB , QUEREM E PUBLICIDADE DE GRAÇA . E O PIOR É QUE ESTÃO CONSEGUINDO. SÃO EMPRESAS ESQUIZOFRÊNICA . FAZENDO DE UMA PARCELA DO POVO IGNORANTE A SEGUIREM LADEIRA ABAIXO .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alexandre

    ± 24 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • I

      Ivan Gelabert

      ± 24 dias

      Depende quem está no poder e, principalmente, no min da educação. Estávamos nesse caminho há cerca de dois anos atrás. É uma lástima usar o desrespeito de uma minoria à integridade como ser humano de outra para a “desconstruir” o idioma ou intimidar uma maioria que se sente bem e feliz com seu sexo e sua estrutura familiar.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alexandre

    ± 24 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    VBSB

    ± 24 dias

    Minorias sendo usadas para aumentar o lucro dessas empresas. Boticário é racista pois discrimina quem é feio! Se você tem mentalidade esquerdista pode sempre se vitimizar e deixar ser explorado!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • I

      Ivan Gelabert

      ± 24 dias

      Nunca vi vendedor LGBTQI+ nas lojas do Boticário. São todas mulheres de aparência bem conservadora e uniformizadas. Que tal mudar o perfil das vendedoras para começar?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Tommaso

    ± 24 dias

    Querem nos dividir. Ok. Alguém pode me dar uma dica de mais lugares onde nunca mais comprar além de Boticario, Natura, Magazine Luiza.?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • M

      Maquiavel

      ± 24 dias

      Arroz Uncle Bens também

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • D

      D'AMICO

      ± 24 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Joao Miranda

    ± 24 dias

    Algumas empresas estão se tornando espaços de gente imbecilizada. Agem apenas pra uma claque de papagaios que se identificam com a exaustiva repetição de mantras vazios, pois lhes faltou a atenção dos pais e buscam a familiaridade com qualquer coisa que lhe pareça uma toada tribal. Não tem como dar certo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • D

      D'AMICO

      ± 24 dias

      EU JÁ NÃO COMPRO NADA MAIS DESSAS EMPRESAS FAJUTAS . PASSEI A COMPRAR EM AGROPECUÁRIAS .

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marçal

    ± 24 dias

    As empresas perceberam q o mercado e gde parte dos clientes se importam sim com questões como minorias, meio ambiente e demais temas tidos como esquerdistas. Mas na real são temas de alto valor para o consumidor alvo das empresas. Quando o dinheiro fala o preconceito se cala.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • M

      Maquiavel

      ± 24 dias

      Para mim só importa o preço e qualidade do produto!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Meg Litton

      ± 24 dias

      E aí, Marçal, como vai a Lua? Por que deve ser o planeta em que você vive...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Eduardo Prestes

      ± 24 dias

      Tem certeza ?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Aruan Baccaro de Freitas

    ± 24 dias

    Curti o movimento 'Unwoke"

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo P.

    ± 24 dias

    Os cabeças da empresa e os trabalhadores se preocupam com o trabalho e acabam cometendo o erro de dar ouvidos a galeria dexxcolada do marketing e suas idéias estapafúrdias relevantes só na bola em q vivem

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • K

    Keops Müller

    ± 24 dias

    O progressismo é uma des-graça!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maquiavel

    ± 24 dias

    Estas empresas vendem para consumidores ou só para ativistas??

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      Joao Miranda

      ± 24 dias

      Vdndem pra idiotas.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MARCELO DE PAOLA

    ± 24 dias

    Empresás de grande visibilidade nao estão nem aí para causa A ou B. Estão de olho no maior retorno que a onda do momento trouxer para o caixa. Ou alguém duvida disso?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • D

      D'AMICO

      ± 24 dias

      PURA FAJUTICE . ESTÃO A CHAFURDAR NA LAMA . ( SERÃO AS CAMPEÃS DA BREGUICE 2020 ) . ILUDINDO OS IDIOTAS DE PLANTÃO.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo

    ± 24 dias

    Natura e Boticario estão numa."briguinha" para ver qual a mais patética. De minha parte, sou a favor do boicote aos produtos dessas empresas enquanto, não pertencente ao "universo" Lgbtkisasr+, continuar em 2o plano. Eles que vendam para quem dão importância.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • D

      D'AMICO

      ± 24 dias

      SÓ ESTOU COMPRANDO NAS BOAS CASAS DO RAMO : COMPRO SÓ EM AGROPECUÁRIAS. ( VEM AÍ O PLANETA DOS BICHOS ? , OU A REVOLUÇÃO DOS BICHOS ? ) . SE SALVARÃO SÓ OS LGBT+ .

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]