• Carregando...
Defensoria Pública tem atuações questionáveis em questões como aborto, família e drogas
Embora o direito à vida seja uma garantia constitucional, Defensoria Pública da União não tem grupo específico para defender os nascituros contra o aborto.| Foto: Pixabay

Salvar tanto a vida do bebê quanto a da mãe é a missão de dezenas de casas pró-vida espalhadas pelo Brasil. Essas entidades também oferecem apoio para as mulheres que escolhem não abortar, mas decidem entregar os filhos para a adoção.

No Paraná, além do Lar Preservação da Vida, de Maringá, existe a Casa Pró-Vida Mãe Imaculada, de Curitiba, por exemplo. Em São Paulo, o Centro de Reestruturação para a Vida (Cervi), a Casa Filhas da Luz e a Associação Guadalupe também desenvolvem esse trabalho. No Rio de Janeiro e em outros estados, a Rede Nacional em Defesa da Vida e da Família, coordenada pela cantora Zezé Luz, também oferece apoio à mãe e ao bebê.

A Brazil 4 Life, entidade que tem 15 centros de apoio aqui e no exterior, inclusive em Belo Horizonte, atua há mais de 20 anos no cuidado à gestante. Em Belo Horizonte, outra iniciativa que ampara mulheres em situação de vulnerabilidade social é a Associação Oásis da Imaculada. Além desse apoio à gestante, elas atuam como uma rede de proteção ao recém-nascido e levantam a bandeira da luta contra o aborto.

Conheça as instituições:

  • Rede Nacional em Defesa da Vida e da Família, do Rio de Janeiro | Telefone (21) 98219-2812

A Rede Nacional em Defesa da Vida e da Família reúne voluntários em todo o Brasil que se dedicam a evitar que mulheres façam o aborto. O movimento é liderado pela cantora católica Zezé Luz, que já ajudou a salvar 700 bebês. A entidade tem o objetivo de promover a dignidade da vida - da mulher e do bebê - nas redes de apoio, nos atendimentos às mulheres que querem abortar, nas conversas com os deputados federais e senadores em Brasília para combater o ativismo pró-aborto no Congresso, nas visitas aos gabinetes, e também nos bastidores.

  • Lar Preservação da Vida, de Maringá | telefone: (44) 3226-2123

O Lar Preservação da Vida oferece apoio à gestante e também ajuda aquelas que decidem entregar à adoção. No local, a mulher é atendida por uma equipe de psicólogos e assistentes sociais até o fim da gestação. Segundo a coordenadora do projeto "Sim à Vida", Maria de Fátima Cavalcanti, o projeto quer ajudar a mãe na melhor decisão para o bebê e as que preferem entregar de forma legal recebem todo apoio para isso.

  • Casa Pró-Vida Mãe Imaculada, de Curitiba | (41) 3329-8662 ou (41) 99954-2050

A missão da Casa Pró-Vida Mãe Imaculada é amparar a gestante e o nascituro que está em perigo de abortamento. A entidade quer promover virtudes e valores ligados à família e denunciar todas as tentativas da cultura de morte em favorecer o aborto. Localizada em Curitiba, a Casa tem um núcleo de estudos e formação para as gestantes, entre outras atividades.

  • Centro de Reestruturação para a Vida (Cervi), de São Paulo | Telefone: (11) 94706- 0819 ;

A representante da Cervi, Rose Santiago, explica que a entidade oferece assistência integral à mulher que vive uma gravidez indesejada, vítima de abuso ou violência. A Cervi faz cerca de 100 atendimentos mensalmente. Ao longo de 20 anos, foram mais de 17 mil mulheres atendidas.

  • Associação Guadalupe, de São José dos Campos (SP) | Telefone: (12) 99743-4661

A formadora da Associação Guadalupe, Vanessa Gonçalves, destaca que a entidade atende gestantes em vulnerabilidade social que apresentam algum risco de interromper a gravidez.

  • Casa da Gestante Pró-Vida, do Rio de Janeiro | (21) 3762-1873

A Casa da Gestante Pró-Vida é um projeto da Associação Mulheres pela Vida. O Objetivo da entidade é proporcionar à gestante um atendimento humanizado, resgatar nas gestantes o valor da maternidade, socorrer as mulheres gestantes em risco de aborto, além de oferecer assistência material, psicológica e espiritual às mulheres assistidas.

  • Associação Oásis da Imaculada, de Belo Horizonte | Telefone: (31) 3384-7932

A Associação Oásis da Imaculada, de Belo Horizonte, é uma entidade que ampara mulheres em situação de vulnerabilidade social e emocional. Ela acolhe e dá suporte a essas mulheres durante a gestação.

  • Associação Casa Luz, do Ceará |Telefone (85) 3016-2500

A Associação Casa Luz, do Ceará, é uma associação sem fins lucrativos, que oferece apoio à mulher em situação de vulnerabilidade social que está diante de uma gravidez não planejada. Ela tem programas de suporte nas áreas médica, psicológica, jurídica e assistencial. Oferece ainda oficinas para capacitação e geração de renda e curso de formação sobre a cultura da vida.

  • Centro de Referência de Defesa da Vida | (61) 33592867

O Centro de Referência de Defesa da Vida do Distrito Federal é gerido pela obra dos Santos Inocentes. Nele, os voluntários realizam diversos trabalhos em defesa da vida da criança e da mãe, entre eles o“Resgate de inocentes”, que nada mais é do que ir ao encontro da mãe ou família que esteja pensando em realizar um aborto. Durante o trabalho de conscientização, o grupo entrega material psicológico e espiritual (quando a mulher permite a evangelização). Em alguns casos, o Centro acompanha e apoia a mãe até o nascimento da criança.

  • Brazil 4 Life International | (31) 33473072

Coordenada pela brasileira Iná Sobolewski, a Brazil 4 Life International atua há mais de 20 anos no cuidado à gestante. Os centros de apoio da entidade são conduzidos em geral, por igrejas. A Brazil 4 Life oferece o suporte necessário para que o trabalho caminhe com atendimentos diários por telefone, presenciais ou pela internet. Os voluntários fazem uma média de 18 atendimentos por dia.

  • Associação Filhos da Luz | Telefone: (11) 951688721

A Associação Filhos da Luz atende gestantes de São Paulo. Formada por um grupo de casais, o lema da entidade é "Melhorar a vida da mãe, mudar a história do filho, melhorar a sociedade". Na associação, as mulheres recebem orientação e apoio para enfrentar os conflitos que a impedem de ter uma maternidade saudável.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]