
Salvar tanto a vida do bebê quanto a da mãe é a missão de dezenas de casas pró-vida espalhadas pelo Brasil. Essas entidades também oferecem apoio para as mulheres que escolhem não abortar, mas decidem entregar os filhos para a adoção.
No Paraná, além do Lar Preservação da Vida, de Maringá, existe a Casa Pró-Vida Mãe Imaculada, de Curitiba, por exemplo. Em São Paulo, o Centro de Reestruturação para a Vida (Cervi), a Casa Filhas da Luz e a Associação Guadalupe também desenvolvem esse trabalho. No Rio de Janeiro e em outros estados, a Rede Nacional em Defesa da Vida e da Família, coordenada pela cantora Zezé Luz, também oferece apoio à mãe e ao bebê.
A Brazil 4 Life, entidade que tem 15 centros de apoio aqui e no exterior, inclusive em Belo Horizonte, atua há mais de 20 anos no cuidado à gestante. Em Belo Horizonte, outra iniciativa que ampara mulheres em situação de vulnerabilidade social é a Associação Oásis da Imaculada. Além desse apoio à gestante, elas atuam como uma rede de proteção ao recém-nascido e levantam a bandeira da luta contra o aborto.
Conheça as instituições:
- Rede Nacional em Defesa da Vida e da Família, do Rio de Janeiro | Telefone (21) 98219-2812
A Rede Nacional em Defesa da Vida e da Família reúne voluntários em todo o Brasil que se dedicam a evitar que mulheres façam o aborto. O movimento é liderado pela cantora católica Zezé Luz, que já ajudou a salvar 700 bebês. A entidade tem o objetivo de promover a dignidade da vida - da mulher e do bebê - nas redes de apoio, nos atendimentos às mulheres que querem abortar, nas conversas com os deputados federais e senadores em Brasília para combater o ativismo pró-aborto no Congresso, nas visitas aos gabinetes, e também nos bastidores.
- Lar Preservação da Vida, de Maringá | telefone: (44) 3226-2123
O Lar Preservação da Vida oferece apoio à gestante e também ajuda aquelas que decidem entregar à adoção. No local, a mulher é atendida por uma equipe de psicólogos e assistentes sociais até o fim da gestação. Segundo a coordenadora do projeto "Sim à Vida", Maria de Fátima Cavalcanti, o projeto quer ajudar a mãe na melhor decisão para o bebê e as que preferem entregar de forma legal recebem todo apoio para isso.
- Casa Pró-Vida Mãe Imaculada, de Curitiba | (41) 3329-8662 ou (41) 99954-2050
A missão da Casa Pró-Vida Mãe Imaculada é amparar a gestante e o nascituro que está em perigo de abortamento. A entidade quer promover virtudes e valores ligados à família e denunciar todas as tentativas da cultura de morte em favorecer o aborto. Localizada em Curitiba, a Casa tem um núcleo de estudos e formação para as gestantes, entre outras atividades.
- Centro de Reestruturação para a Vida (Cervi), de São Paulo | Telefone: (11) 94706- 0819 ;
A representante da Cervi, Rose Santiago, explica que a entidade oferece assistência integral à mulher que vive uma gravidez indesejada, vítima de abuso ou violência. A Cervi faz cerca de 100 atendimentos mensalmente. Ao longo de 20 anos, foram mais de 17 mil mulheres atendidas.
- Associação Guadalupe, de São José dos Campos (SP) | Telefone: (12) 99743-4661
A formadora da Associação Guadalupe, Vanessa Gonçalves, destaca que a entidade atende gestantes em vulnerabilidade social que apresentam algum risco de interromper a gravidez.
- Casa da Gestante Pró-Vida, do Rio de Janeiro | (21) 3762-1873
A Casa da Gestante Pró-Vida é um projeto da Associação Mulheres pela Vida. O Objetivo da entidade é proporcionar à gestante um atendimento humanizado, resgatar nas gestantes o valor da maternidade, socorrer as mulheres gestantes em risco de aborto, além de oferecer assistência material, psicológica e espiritual às mulheres assistidas.
- Associação Oásis da Imaculada, de Belo Horizonte | Telefone: (31) 3384-7932
A Associação Oásis da Imaculada, de Belo Horizonte, é uma entidade que ampara mulheres em situação de vulnerabilidade social e emocional. Ela acolhe e dá suporte a essas mulheres durante a gestação.
- Associação Casa Luz, do Ceará |Telefone (85) 3016-2500
A Associação Casa Luz, do Ceará, é uma associação sem fins lucrativos, que oferece apoio à mulher em situação de vulnerabilidade social que está diante de uma gravidez não planejada. Ela tem programas de suporte nas áreas médica, psicológica, jurídica e assistencial. Oferece ainda oficinas para capacitação e geração de renda e curso de formação sobre a cultura da vida.
- Centro de Referência de Defesa da Vida | (61) 33592867
O Centro de Referência de Defesa da Vida do Distrito Federal é gerido pela obra dos Santos Inocentes. Nele, os voluntários realizam diversos trabalhos em defesa da vida da criança e da mãe, entre eles o“Resgate de inocentes”, que nada mais é do que ir ao encontro da mãe ou família que esteja pensando em realizar um aborto. Durante o trabalho de conscientização, o grupo entrega material psicológico e espiritual (quando a mulher permite a evangelização). Em alguns casos, o Centro acompanha e apoia a mãe até o nascimento da criança.
- Brazil 4 Life International | (31) 33473072
Coordenada pela brasileira Iná Sobolewski, a Brazil 4 Life International atua há mais de 20 anos no cuidado à gestante. Os centros de apoio da entidade são conduzidos em geral, por igrejas. A Brazil 4 Life oferece o suporte necessário para que o trabalho caminhe com atendimentos diários por telefone, presenciais ou pela internet. Os voluntários fazem uma média de 18 atendimentos por dia.
- Associação Filhos da Luz | Telefone: (11) 951688721
A Associação Filhos da Luz atende gestantes de São Paulo. Formada por um grupo de casais, o lema da entidade é "Melhorar a vida da mãe, mudar a história do filho, melhorar a sociedade". Na associação, as mulheres recebem orientação e apoio para enfrentar os conflitos que a impedem de ter uma maternidade saudável.
-
Brasil e EUA se reaproximam em meio à guerra na Ucrânia: o que esperar da nova relação
-
Quem é Adolfo Sachsida, o novo ministro de Minas e Energia
-
Reforma “enxuta” de Guedes mira empresas e não altera tabela do IR de pessoas físicas
-
IPCA tem alta de 1,06% em abril, maior variação para o mês em 26 anos
Associação pede que MPF instaure inquérito civil contra selo da UnB para vacinados
MPF pede que Saúde regulamente uso de anestesia em fetos abortados com cloreto de potássio
Flórida aprova o ensino obrigatório sobre crimes cometidos no comunismo
Presidência defende no STF que perdão concedido por Bolsonaro a Silveira é constitucional