• Carregando...
Consciência Cristã 2021 será online
Consciência Cristã 2021 será online| Foto: Consciência Cristã / Divulgação / Arquivo

Maior evento cristão da América Latina, a 23ª edição do Consciência Cristã terá início em 11 de fevereiro. Em razão da pandemia, esse ano será em formato online. A ação chegou a mobilizar aproximadamente 100 mil pessoas, em fevereiro de 2020, Campina Grande, na Paraíba.

O objetivo é promover cursos, seminários e reflexões junto aos fiéis sobre questões como justiça social à luz da Bíblia, fé e ciência, sexualidade, educação entre outros temas. Os conteúdos serão abordados em 14 plenárias que serão transmitidas online pelas plataformas Blesss.org, Youtube e TV Maior Canal 11.1.

Simultaneamente, e de forma online, haverá a maior feira de literatura evangélica latino-americana, com acervo de mais de 5 mil títulos, também realizada pelo Consciência Cristã.

Para o pastor e organizador do evento Euder Faber, a expectativa é de público ainda maior pelo fato de a edição de 2021 ser online e também de poder chegar a diferentes regiões do país e mundo afora. “Como diz o pastor inglês John Wesley, minha paróquia é o mundo. Nosso público é o mundo, não é mais o Tabernáculo no Parque do Povo [local em Campina Grande onde o evento é comumente realizado]”, diz Faber. Ele também explica que a partir de 2022, o Consciência Cristã será realizado de maneira híbrida.

“Para a escolha dos painéis, analisamos, basicamente, a necessidade da igreja, qual é a discussão do momento, quais são as ameaças, especialmente para o nosso público mais jovem, que está formando sua intelectualidade. Por isso, por exemplo, discutimos questões como fé e ciência. A Bíblia não é livro anticientífico, mas, ao mesmo tempo, não é científico. Aquilo que Bíblia trata a respeito da ciência, a ciência concorda com ela. Não há contradição e conflito. De certa forma há convergência. São questões como essas que abordamos nos painéis”, explica o pastor.

Perguntado sobre o painel Justiça Social à luz da Bíblia, por exemplo, Euder diz que “a igreja vive uma crise muito grande, por ser espécie de colcha de retalhos”. “Os cristãos têm sido impactados por tudo isso que está acontecendo no mundo, e é preciso refletir sobre tudo isso de forma mais balizada, à luz das Escrituras. Somos uma massa muito grande no Brasil, mas o impacto, muitas vezes, que se tem no campo social e moral é muito pequeno. A igreja, muitas vezes, tem sido mais influenciada pelo ambiente do que o influencia. É preciso refletir sobre as verdades fundamentais e, por meio da fé, influenciar positivamente a sociedade”, afirma ele.

Inscrições

O Consciência Cristã, organizado pelo grupo Visão Nacional para Consciência Cristã (VINACC), será realizado de 11 a 17 de fevereiro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do link https://conscienciacrista.org.br/cc2021/.

Serão pelo menos 28 preletores, entre eles Augustos Nicodemus, teólogo e pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil e ex-chanceler da Universidade Mackenzie, Marcos Eberlin, presidente da Sociedade Brasileira do Design Inteligente, Inez Borges, assessora especial no Ministério da Educação (MEC), entre outros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]