i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Vídeo

Conselho cassa registro de psicóloga que se manifestou contra ideologia de gênero

  • Por Isabelle Barone
  • 10/12/2019 14:59
Imagem ilustrativa.
Imagem ilustrativa.| Foto: Unsplash.

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) decidiu recentemente cassar o registro profissional da psicóloga catarinense Patrícia de Sousa Teixeira, sob a alegação de que ela teria violado o Código de Ética da profissão ao manifestar sua opinião contra a ideologia de gênero e em favor da família tradicional. Para o conselho, esse é um posicionamento "preconceituoso".

O processo contra a psicóloga teve início em 2015, após ela ser vista em um vídeo, publicado no YouTube, no qual afirma que "a orientação sexual de um adulto faz parte do seu exercício de livre arbítrio, mas suprimir informações na fase da infância [através da ideologia de gênero] é um grande empecilho para que a escolha [da criança] seja clara, o que é um confronto à família tradicional".

À Gazeta do Povo, Patrícia, que afirma que o vídeo não fazia parte de seu exercício profissional, informou que o objetivo era explicar à comunidade do município catarinense de Tubarão sobre a possibilidade de ser aprovado um Plano Municipal de Ensino favorável à ideologia de gênero. "A ideia era explicar a importância de se conhecer o assunto, para que o projeto não fosse aprovado na surdina e para que os pais não fossem surpreendidos depois", contou. "O texto foi retirado do projeto do município, assim como em níveis estadual e federal".

Em 2017, a Gazeta do Povo publicou com exclusividade o mais importante estudo sobre ideologia de gênero na medicina. O documento aponta perigos de políticas favoráveis à ideologia de gênero presentes em "currículos escolares e políticas legislativas" para crianças e jovens. "A saúde, os currículos escolares e a legislação precisam permanecer ancorados à realidade física", diz.

Decisão

Desde então, o Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina, que entendeu a manifestação como antiética, iniciou um processo disciplinar contra Patrícia. Em última instância, o processo foi enviado para Brasília, ao Conselho Federal de Psicologia, que acatou a cassação, no último dia 19 de outubro. Patrícia foi informada da decisão no dia 2 de dezembro.

"Depois de ultrapassados todos os trâmites previstos no Código de Processamento Disciplinar, incluindo a própria análise realizada pelo Conselho Federal de Psicologia, houve o trânsito em julgado do feito", informou o Conselho Regional de Santa Catarina.

As acusações feitas à psicóloga pelo órgão dizem respeito apenas ao vídeo divulgado na internet. "Nunca respondi a processo nenhum, nem cível, nem penal, nem administrativo", diz Patrícia. "A decisão desse processo ético é absurda, desproporcional, ilógica e sem base científica".

Em sua sentença, da qual a Gazeta teve acesso, o CFP considera o termo ideologia de gênero como pejorativo e envolto em argumentações morais e distorções. "É especialmente grave que a disseminação de discursos pejorativos e fomentadores de preconceitos sejam entendidos e defendidos por uma psicóloga como parte do que pode ser a função da Psicologia na sociedade", diz o órgão.

O conselho ainda afirma que a conduta da profissional reforça estigmas, preconceitos e noções equivocadas do ponto de vista teórico, técnico e ético da psicologia. Além disso, para o órgão, ao utilizar o termo 'família tradicional', Patrícia "adota conjuntamente toda a pejora que os defensores desta ideia, enquanto modelo correto de família, destilam contra a diversidade no campo do gênero e da sexualidade".

Contudo, ao mesmo tempo em que reconhece a liberdade de expressão da psicóloga fora de seu exercício profissional, o órgão diz que, ainda que ela falasse contra a ideologia de gênero em um contexto pessoal, estaria sendo "preconceituosa e desrespeitosa", mas que seu "erro" poderia ser "interpretado e amenizado pela alegação de ignorância".

Ação técnica ou ideológica?

Além do caso de Patrícia, há outros relatos de profissionais que teriam violado o Código de Ética e acabaram tendo seu registro cassado pelos conselhos de psicologia.

Há psicólogos, porém, que denunciam que as ações do órgão são baseadas em aparelhamento ideológico de "esquerda". O CFP é presidido atualmente por Rogério Giannini, que disse publicamente "ser uma pessoa de esquerda com pautas de esquerda", e demonstra apoiar as ações do ditador venezuelano Nicolás Maduro.

Reprodução. Rogério Giannini, à esquerda, e o ditador Nicolás Maduro, à direita.
Reprodução. Rogério Giannini, à esquerda, e o ditador Nicolás Maduro, à direita.

Em 2014, ficou conhecido o caso de Marisa Lobo, psicóloga que teve sua credencial cassada pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP) do Paraná. Segundo o órgão, a profissional prometia "cura gay" aos pacientes e promovia intolerância religiosa. Três anos depois, no entanto, uma juíza da 4ª Vara Federal de Curitiba vetou a decisão do conselho.

"Há, sim, perseguição religiosa e ideológica contra qualquer psicólogo que não se submeta ao ativismo do Conselho Federal de Psicologia e dos conselhos regionais", disse Marisa. "Eles perseguem quem pensa diferente deles, e é preciso ir contra a ciência para contentar o conselho. Simplesmente enfiam goela a baixo a ideologia de gênero".

Em suas palestras em vários estados do país, Marisa afirma sofrer perseguição por parte do conselho e de professores e estudantes de universidades. Em visita à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em 2017, ela foi ameaçada fisicamente e verbalmente a ponto de os organizadores de um evento, no qual ela palestraria, mudar o local e data da reunião, para garantir a segurança de todos os participantes. Nos documentos a baixo, é possível ver que grupos organizaram atos de repúdio à palestra de Marisa na UFRN:

Arquivo Pessoal Marisa Lobo.
Arquivo Pessoal Marisa Lobo.
Arquivo Pessoal Marisa Lobo.
Arquivo Pessoal Marisa Lobo.

Após reunir denúncias contra os conselhos de psicologia, Marisa apresentou ao deputado Marco Feliciano (PSC) um dossiê e pediu para que o parlamentar tentasse instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os órgãos. Até o momento, segundo a psicóloga, não há assinaturas suficientes para a instalação da CPI.

Há, além disso, um grupo organizado de psicólogos que repudia as ações do conselho, o Movimento Psicólogos em Ação (MPA). "O movimento surgiu para defender a profissão e lutar por uma psicologia ética, científica e apartidária", afirma a presidente do MPA, Rosângela Justino. "Desde 2015 reunimos psicólogos conservadores para dialogarmos sobre a profissão e sobre o desvio de finalidade do Sistema Conselhos de Psicologia".

Para Rosangela, o CFP não embasou a cassação do registro de Patrícia no conhecimento científico, mas "na política e ideologia vigentes dentro de sua gestão". Ela também acusa o órgão de utilizar recursos financeiros para finalidades diferentes pelas quais foi criada. "Os psicólogos são compulsoriamente obrigados a pagar anuidades para uma instituição que não contribui para com a ciência e nem para com o desenvolvimento do Brasil", defende.

Ao jornal, ela afirma que psicólogos conservadores e, sobretudo, cristãos, têm sido perseguidos pelos conselhos. "Em 2000, uma das dirigentes relatou à revista Veja que criou a Resolução 01/99 para perseguir os psicólogos cristãos que participaram do evento em Viçosa, Minas Gerais, no ano anterior", disse.

Procurados, o Conselho Federal de Psicologia e Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina não se pronunciaram.

*Nota da psicóloga Patrícia Teixeira sobre o caso:

"Entendo que a base cientifica se constrói através das diversas vozes advindas da sociedade, e não de maneira coercitiva e ditatorial. Entendo que nenhuma instituição governamental tem o direito de colocar mordaça na boca daqueles que manifestam opiniões contrárias às suas.

Quero deixar bem claro que respeito e defendo toda forma de diversidade sexual, cultural, religiosa, de pensamento. Reconheço todos os direitos e garantias conquistados ao longo da história por todo cidadão brasileiro. Cada pessoa é livre e tem o direito de crer no que bem entender. Defenderei até a morte o direito de qualquer pessoa em manifestar opinião contrária à minha, mas não abro mão do meu direito Constitucional de manifestar minha própria opinião.

Por esta razão, continuo acreditando que a criança é um ser vulnerável e em desenvolvimento da sua formação cognitiva, e que não é dever do Estado versar sobre doutrinação sexual às crianças sem a autorização dos pais."

57 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 57 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • R

    Renata Andrade

    ± 28 dias

    Isso é a ditadura da esquerda que não permite opiniões contrárias às suas!!! E depois chamam os outros de fascistas!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Viggiani

    ± 44 dias

    Não há liberdade de expressão nem de idéias no meio acadêmico e das "ordens" de profissionais. A ditadura de esquerda é firme e categórica: não rezou pela nossa cartilha, está no ostracismo! Todas as idéias são permitidas, desde que sejam as deles. E são tão poderosos que levam o patrulhamento até o Supremo, que a eles obedece!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Michel Carvalho

    ± 89 dias

    Esse conselho obviamente deveria ser extinto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luciano cesar

    ± 90 dias

    É pra isso que essa turma busca conselhos: perseguir e calar opositores ideológicos. trabalhar que é bom ninguém quer

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Daladier Lima

    ± 90 dias

    ********! Mil vezes, ********! Quanto tempo levaremos até nos vermos livres dessa tralha esquerdista!?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Daladier Lima

    ± 90 dias

    ********! Mil vezes, ********! Quanto tempo levaremos até nos vermos livres dessa tralha esquerdista!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 90 dias

    Vai entrar na Justiça e vai ganhar indenização desse pessoal do tal "Conselho".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    BS.

    ± 91 dias

    UMA DAS COISAS QUE O OLAVO TAMBÉM FALA É QUE VACINA FAZ MAL. POR CAUSA DESSA BESTEIRA O SURTO DE SARAMPO VOLTOU.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    NELSON UMEDA

    ± 91 dias

    A esquerda está infiltrada em tudo, nas escolas, universidades, conselhos de classe (Psicólogos, Advogados, Juizes...). Para corrigir o Brasil, vai levar algum tempo. Enquanto isto, nosso filhos e netos que irão sofrer as consequências...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • B

      BS.

      ± 91 dias

      MEU DEUS, ISSO QUE DÁ ASSISTIR OLAVO DE CARVALHO NO YOUTUBE DIRETO?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Giovana Kucaniz

    ± 91 dias

    Gazeta, vocês fazem um desserviço. Isso é antiinformação, é contribuir para retroceder o conhecimento das pessoas, a tolerância. Os conselhos profissionais existem para regular práticas equivocadas, como a da profissional em questão. Ideologia de gênero é uma expressão inventada para confundir e justificar a intolerância e a violência em nome disfarçada de defesa da "família", "educação"... mas só de algumas famílias, e da educação que robotiza. Saiam da bolha e vão ver a vida real lá fora.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • ± 88 dias

      Falou a robô alienada e anencefalia da esquerda. Discurso puramente ideológico. Não adianta! Não aceitamos a ideologia de gênero e ponto final!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • G

      Giovana Kucaniz

      ± 90 dias

      Já. Tenho medo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • B

      BS.

      ± 91 dias

      MAS ELES FAZEM ISSO FAZ ANOS. E EM FORMA DE ATAQUE. OPUS DEI, JÁ OUVIU FALAR?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Janaína Opina

    ± 91 dias

    Os 10 "mandamentos do criminoso gramsci em ação

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • J

      Janaína Opina

      ± 90 dias

      BS.: você acredita em terra plana? Isso é coisa de esquerdalha que queima livros.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • B

      BS.

      ± 91 dias

      E VOCÊ DELIRANDO NA TERRA PLANA

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JoãoBRF

    ± 91 dias

    Isso é um absurdo. Se você quer ser ou não homossexual o problema é seu, agora uma criança de 5 a 13 anos ser exposta a isso é um absurdo. Eu não sou contra, mas acho que deve existir limites para expor as crianças a essa situação. Para mim somente após ter se responsável para tomar suas decisões deveria ter esse tipo de levantamento, ou seja, após os 13 anos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ANDERSON FERNANDO DA SILVA

    ± 91 dias

    O problema é que a família tradicional (a maioria) "ofende" e contraria o movimento progressista que prega todas as aberrações sociais do mundo e ficou claro que a decisão é pautada no viés ideológico do presidente do CFP.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    biacwbforatemer

    ± 91 dias

    Nossa quanto chorume de gente ignorante. O CFP está certíssimo. Ideologia de gênero não existe. Tem que acabar com essa idiotice mesmo. Que lixo de matéria desse jornaleco.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • ± 88 dias

      Bia, seria melhor ter ficado calada, para o seu bem. Chega de passar vergonha!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      ANDERSON FERNANDO DA SILVA

      ± 91 dias

      Ideologia de gênero não existe né! De tanto negar a realidade é que aparecem adoradores da "Terra Plana" e da "resistência à vacinas". Ah, a Lava Jato tbm é uma farsa. Só que não!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FRANCIELY

    ± 91 dias

    Qual o problema de uma profissional trabalhar conforme sua ideologia? nenhuma! Quem não gosta do trabalho dela q procure outro profissional. Cassar seu registro é ditadura, é preconceito, é falta de respeito com a diversidade de opinião, tudo que a esquerda quer! Onde está o poder judiciário para evitar esse absurdo?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      Janaína Opina

      ± 91 dias

      É CENSURA

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Vanya Sansivieri Dossi

    ± 91 dias

    Há um erro na interpretação e texto da matéria. A psicóloga foi cassada por ser A FAVOR da ideologia de gênero.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Ctba

    ± 91 dias

    É proibido dar opinião. Nos país de liberdade de expressão. todo mundo é ofendidinho. Falta do que fazer.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ABD58

    ± 92 dias

    Conselho Regional de Psicologia, OAB e Sindicatos tem a mesma função no final.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Wagner de Abreu Morais

    ± 92 dias

    Código de ética ou ditadura ideológica??? Não pode ter opinião própria uma profissional??? Onde estamos???

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    BS.

    ± 92 dias

    Isso porque ela se mete na vida alheia? E é oportunista?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Renato

    ± 92 dias

    Parabéns toda forma de preconceito deve ser combatida.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      Janaína Opina

      ± 91 dias

      Preconceito não, é livre expressão do pensamento. Mas a censura está aí.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Antonio Muller

    ± 92 dias

    O Conselho pratica a "Democracia" esquerdista! Está mais para Demôniocracia. Os esquerdistas sempre acusam os outros do que são: DITADORES!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Diz

    ± 92 dias

    Esse "Conselho de Psicologia" é mais uma aberração da natureza. Esta mais para psicopatia. Cuidado com seus filhos que vão estudar nas mãos desses psicopatas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Decio mango

    ± 92 dias

    Estes sindicatozinhos travestidos de conselho(coisa de comunista)...deviam acabar com estes lixos

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • ± 88 dias

      O Conselho de Psicologia não me representa! Somos contra a ideologia de gênero e ponto final!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • B

      BS.

      ± 92 dias

      MIMIMI VIVA TRUMP QUE DEU UM CHUTE NO BIROLIRO

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Claudia Beatriz Valerio Nissel

    ± 92 dias

    Está decisão mostra clara censura à opinião desta profissional! Absolutamente inconstitucional!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      Janaína Opina

      ± 91 dias

      Vale um processo

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    salcutrim

    ± 92 dias

    Onde tem esquerdista, tem ditadura. O esquerdismo nasceu sob a tutela do comunismo que quer controlar tudo e todos, começando com as crianças. Uma amiga russa certa vez me disse que Lenin foi o mais perigoso dos esqueristas. Ele queria controlar as crianças. Ele disse, me deem as crianças e eu construirei uma nação. Então, esse conselho dominado por esquerdistas, vai sempre cometer atrocidade contra qualquer que ousar opinar contra sua ideologia. Espero que essa turma lute contra...so assim eles entendem e se mandam. Esquerdismo e ditadura andam de mãos dadas

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carmo Augusto Vicentini

    ± 92 dias

    Isso não passa de intimidação e censura. Pela liberdade de expressão da psicóloga!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    Oliveira

    ± 92 dias

    Esses conselhos de classe estão todos tomados. Dêem uma olhada no canal do YouTube da OAB RJ. É triste. Só tem palestra de soça. Parece um comitê soviético.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    mileny

    ± 92 dias

    Assim como os sindicatos, não faz mais sentido manter os conselhos ativos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nelson José de Oliveira

    ± 92 dias

    Mais uma ótima oportunidade para questionarmos a suposta autoridade dos Conselhos Regionais disso e daquilo, como CREA, esse CFP e outros da mesma laia. Quem se formou em uma faculdade reconhecida não tem que ficar se submetendo a nenhum grupo de pressão!!! Desvios de competência profissional devem ser resolvidos na justiça comum que pode eventualmente convocar uma banca de profissionais (que não tem que ser sempre os mesmos). Esses conselhos regionais somente servem de cabides de empregos e aparelhamento! Alguém íi notou alguma importância da presumível atuação do CREA nos eventos das barragens que se romperam recentemente? Para que serviram as custosas ARTs?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Henrique Barros

    ± 92 dias

    Absurdo! A princípio, parece uma perseguição meramente ideológica.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSIL

    ± 92 dias

    Absurdo, uma decisão escorada em nefasta ideologia, que tenta de maneira coercitiva e ditatorial se impor. Essa questão da ideologia de gênero tem sido contestada nos meios científicos e ainda não se provou a sua veracidade e nunca se provará, pois agride a lei natural. Pior, é o profissional ficar submetido a esses "conselhos", que sejam extintos e se possa exercer a sua atividade de forma livre, apenas submetido a códigos de controle legais!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Michele Nogueira da Rocha

    ± 92 dias

    Essa psicologa merece o apoio de toda sociedade! Uma heroína! A reportagem também esta perfeita. Meus parabéns!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • ± 88 dias

      E ela tem o nosso apoio. Somos contra a ideologia de gênero e ponto final!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Daniel Jr Hecke

    ± 92 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    VOTO IMPRESSO JÁ

    ± 92 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    PAULO C.P.

    ± 92 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • P

      PAULO C.P.

      ± 92 dias

      Fernand e Carmo. Dois pastores evangélicos que vivem às custas do pavão iludido.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      Carmo Augusto Vicentini

      ± 92 dias

      Esse Paulo CP é um traste digno de dó.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Fernando Cavalcante

      ± 92 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Leandro

    ± 92 dias

    Conselho sem vergonha, vão ditar opiniões pessoais do profissional?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • J

      Janaína Opina

      ± 91 dias

      Andrade: exatamente, e "ideologia de gênero" está longe de ser ciência.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      Rubens Marques Farias

      ± 92 dias

      Andrade: sim concordo plenamente, mas até onde sei a ciência só prova a existência de dois sexos e em muitíssimo raríssimos casos a existência de hermafroditas.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Andrade

      ± 92 dias

      O profissional tem que ser respaldado pela ciência e não por opiniões pessoais.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]