• Carregando...
Fachada do Ministério da Saúde.
Fachada do Ministério da Saúde.| Foto: EBC

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) publicou nesta terça-feira (1º) um comunicado defendendo a nomeação do médico-veterinário Laurício Monteiro Cruz para chefiar o Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde.

A escolha de Monteiro Cruz foi criticada por antigos servidores do Ministério da Saúde, como o ex-secretário nacional de Vigilância Sanitária, Wanderson Oliveira. “Nada contra os veterinários, mas essa pessoa que colocaram para coordenar o Programa Nacional de Imunização é um veterinário sem experiência com imunização”, afirmou ao jornal O Estado de S. Paulo.

No comunicado, além de lembrar que é recorrente a atuação de médicos-veterinários no Sistema Único de Saúde (SUS) e que Monteiro Cruz chega ao cargo depois de “31 anos de atuação na área de políticas públicas”, o CFMV apontou que o departamento citado já conta com outros 14 médicos-veterinários.

“O mesmo cargo já vinha sendo ocupado, de forma interina, por um médico-veterinário, o servidor de carreira do ministério Marcelo Yoshito Wada, com 22 anos de experiência profissional, o que não era tratado com estranheza dentro do meio científico, nem pelas equipes multidisciplinares do ministério”, diz a nota.

Laurício Monteiro Cruz, que também é presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal (CRMV-DF), tem experiência na área de Saúde Coletiva e Vigilância Ambiental em Saúde, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e Vigilância do Trabalhador com ênfase em Zoonoses e Doenças transmissíveis.

Atuação de veterinários na Saúde é recorrente

Diversos médicos-veterinários têm atuado na saúde pública, também no combate à Covid-19 desde o início da pandemia. Em 2011, a categoria foi integrada às equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Em 2020, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) ressaltou a importância da atuação de médicos-veterinários em surtos e pandemias. Para conscientizar a população sobre o papel realizado por médicos-veterinários na saúde pública, o CFMV lançou nesta quarta-feira (2) a campanha “O médico-veterinário também cuida de você”.

“Os médicos-veterinários têm a chancela do governo federal para atuar ao lado de outros profissionais que trabalham pela qualidade da atenção básica à saúde nos municípios brasileiros. Treze anos antes, em 1998, a Medicina Veterinária já havia sido reconhecida pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) como profissão da área de saúde. Ressalta-se que 60% das doenças infecciosas humanas e 75% das patologias emergentes têm origem animal, de acordo com a Organização Mundial de Saúde Animal”, salientou o médico-veterinário Ney Rômulo de Oliveira Paula, médico-veterinário, professor da Universidade Federal do Piauí e Coordenador do Programa de Pós-Graduação Profissional em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal.

O docente piauiense, integrante do grupo Docentes pela Liberdade, lamentou as críticas, principalmente por parte daqueles que conhecem a atuação dos profissionais no SUS. “Um pouco de pesquisa evitaria essa desinformação”, declarou. Médicos-veterinários de todo o país querem aproveitar o dia 9 de setembro, quando se comemora a categoria, para esclarecer a população sobre sua atuação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]