i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos

Conselhos com viés ideológico são pedra no sapato de Damares

  • Por Leonardo Desideri
  • Brasília
  • 07/02/2021 21:29
Confira a entrevista com a ministra Damares Alves
A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves.| Foto: Reprodução / Gazeta do Povo

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), chefiado por Damares Alves, tem como um de seus objetivos até 2022 reverter uma tendência de anos de políticas para direitos humanos com viés ideológico esquerdista no governo federal. A missão, no entanto, tem forte oposição dentro da própria pasta. Por herança de gestões anteriores, o MMFDH abriga dentro de sua estrutura conselhos e comissões com forte carga ideológica contrária ao governo.

Em dezembro, por exemplo, membros do MMFDH entraram em conflito com o Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente) por causa de uma polêmica resolução que autorizou visitas íntimas a menores infratores em unidades socioeducativas e permitiu que casais formados entre adolescentes nessas unidades possam permanecer “no mesmo alojamento, sendo levado em conta o direito ao exercício da sexualidade, da afetividade e da convivência”.

Em outra briga com o Conanda, que envolve até o ministro do STF, Roberto Barroso, o MMFDH diz que os membros da sociedade civil desse conselho inviabilizaram o funcionamento do órgão ao terem emitido, no fim do ano passado, uma resolução que contraria alguns pontos do polêmico decreto do governo federal de 2019 sobre o Conanda. Segundo o MMFDH, essa resolução impossibilitou a publicação do edital de convocação de organizações da sociedade civil para a composição do conselho, que já deveria ter sido feita. Por conta disso, o advogado-geral da União, José Levi Mello, entrou há poucos dias com um embargo de declaração contra o Conanda, em ação no STF na qual Barroso é relator.

O Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) também tem entrado em choque direto com Damares. Em 2019, a ministra foi denunciada por alguns de seus membros na Organização das Nações Unidas (ONU), acusada de tentar intervir na autonomia do órgão.

Em outubro de 2020, os representantes da sociedade civil do CNDH criticaram Damares por nomear unilateralmente a nova coordenadora geral do órgão, Silvia Mekler, alegando que essa prerrogativa era deles. Membros do MMFDH explicam que, embora a chefe da Secretaria Executiva faça parte do CNDH, ela tem um cargo de Direção e Assessoramento Superior (DAS), e a nomeação de funcionários para esse tipo de cargo costuma ser feita por ministros.

Também há conflito com as visões do atual governo em outros conselhos, como o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), o Conselho Nacional de Combate à Discriminação (CNDC) e o Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR). Todos esses órgãos têm forte presença de membros ou simpatizantes de grupos de extrema esquerda como o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), a CUT (Central Única dos Trabalhadores) e o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto).

Regras para escolher novos membros transformam eleições dos conselhos em ‘marmeladas’

O MMFDH abriga, hoje, 17 órgãos colegiados. Dentro do ministério, há a impressão de que, além de serem uma pedra no sapato do governo, emitindo resoluções que batem de frente com as políticas que a pasta desejaria implementar, alguns desses órgãos também são questionáveis do ponto de vista do interesse público. O principal objetivo da existência desses órgãos seria perpetuar uma visão de mundo dentro da pasta de direitos humanos, ainda que, eventualmente, eles emitam algumas resoluções úteis para a sociedade.

“No governo do PT, os conselhos serviam para legitimar decisões que seriam questionáveis por parte do governo. Em um governo contra o PT, esses conselhos servem para atrapalhar o governo”, diz um membro da pasta de Damares, que preferiu não ser identificado na reportagem.

A forma como as regras para as eleições de novos membros de alguns desses órgãos colegiados foram elaboradas facilita que os movimentos com viés ideológico esquerdista acabem se perpetuando na hegemonia desses órgãos. Pela própria forma como foram constituídos, é quase impossível equilibrar a balança ideológica desses órgãos colegiados.

As eleições de alguns dos conselhos são um jogo de cartas marcadas, em que há pouco espaço para a pluralidade nas visões de mundo. Na última eleição do CNDH, por exemplo, algumas instituições pró-vida se inscreveram por meio do edital e tentaram obter uma vaga dentro do conselho, mas nenhuma delas foi admitida. As instituições de direitos humanos habilitadas para votar têm, em sua grande maioria, viés ideológico esquerdista, o que dificulta que se estabeleça um equilíbrio.

Em uma entrevista dada em dezembro de 2020 ao site da CUT, Mônica Alkmim, membro titular do CNDH, onde representa o Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), deixou claro como funciona o jogo de cartas marcadas. “Nós tivemos um número recorde de inscrições, com um grupo pequeno, por assim dizer, muito ligado às forças conservadoras que são representadas pela atual gestão nacional do país. Mas a união das instituições, das organizações da sociedade civil que realmente defendem direito humanos, uma sociedade com princípios de direitos humanos, a união desses organismos numa luta contra o avanço desse conservadorismo, fez com que fôssemos vitoriosos”, disse ela.

CNDH têm fortes vínculos com CUT, PT e MST

A balança pende mais para a esquerda em vários conselhos abrigados pelo MMFDH. Mas, em um deles, o CNDH, o desequilíbrio é especialmente claro. Não só Mônica Alkmim como praticamente todos os membros que representam a sociedade civil no CNDH têm vínculos com partidos e movimentos de esquerda.

Uma representante da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários do Brasil - UNISOL, por exemplo, já foi candidata do PT a vereadora de São Paulo. Na capa de seu Facebook, há uma foto de uma manifestação pró-aborto na Argentina em 2020. Já uma representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT) define-se nas redes sociais como “feminista e petista”. Eneida Canêdo, representante da União Brasileira de Mulheres, é dirigente estadual do PCdoB (Partido Comunista do Brasil) no Pará.

A promotora de Justiça Márcia Regina Ribeiro Teixeira, que representa o Conselho Nacional dos Procuradores Gerais dos Estados e da União, já fez críticas fortes a algumas ideias do governo, estabelecendo uma relação direta entre a defesa dessas ideias e o aumento da violência contra mulheres. Em um texto publicado no Jornal Correio, ela diz que o aumento da violência contra mulheres no Brasil ocorreu em razão de “discursos oficiais estatais cultuadores das figuras do ‘homem de bem’ e da ‘família tradicional’, contrários frontalmente ao que se estigmatizou como ‘ideologia de gênero’, antagonistas às cotas, favoráveis ao direito amplo à posse e ao porte de armas”. Segundo o texto, “tudo isso contribui diretamente para o crescimento exponencial da violência de gênero, inclusive sexual”.

Leandro Scalabrin, que representa a Associação Nacional dos Atingidos por Barragens (ANAB), tem como imagem de cabeçalho em sua conta de Twitter uma obra artística com referências comunistas – o quadro “O Levante”, do pintor mexicano Diego Rivera –, e costuma curtir postagens do ativista João Pedro Stédile, fundador do MST. Scalabrin foi um dos membros do CNDH que, em 2019, fez uma visita ao presidente Lula em nome do órgão.

A visita a Lula, aliás, deixa evidente um dos papéis que os órgãos colegiados tentam exercer no atual governo: ajudar a reforçar, de dentro do próprio governo, a narrativa de que os direitos humanos estão sendo gravemente violados pelo Executivo. “Eles acabam usando a máquina do governo, recebendo diárias do governo e servindo para desmoralizar o governo e alimentar uma campanha contra ele”, diz um membro do MMFDH.

Correção

Este artigo afirmava erroneamente que as instituições que votam na eleição para o CNDH são somente aquelas que já o compõem. No entanto, instituições habilitadas pelo CNDH também têm direito a voto. O texto já foi corrigido.

Corrigido em 09/02/2021 às 11:10
35 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 35 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • F

    Fernando Cavalcante

    09/02/2021 11:01:39

    E se o Ministério dela fosse rebaixado para Secretaria? Com menos recursos, executaria menos das ações nefastas que lhes forem impostas por estes Conselhos...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • M

      Marcelo Gurgel

      08/02/2021 17:53:28

      O Estado brasileiro continua totalmente aparelhado pela esquerda radical. Mudar esse quadro precisará de tempo e criatividade.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • J

        José Valter Cipolla Aristides

        08/02/2021 17:46:40

        Bom. É fácil resolver essa parada. Então fica combinado o seguinte: menino veste azul e menina veste rosa.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • E

          Edson

          08/02/2021 17:32:16

          ? Ministérios de governos anteriores tonham viés de esquerda, mas não me lembro de a grande mídia criticar. Dois pesos duas medidas-- isso não pode

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • I

            IvoHM

            08/02/2021 17:26:42

            As palavras de ordem TODO O PODER AOS SOVIETES lhes dizem alguma coisa?

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • C

              Carlos Indio do Brasil de Paula Neves.

              08/02/2021 17:21:52

              Deixaram um verdadeiro cavalo de tróia no ministério. Agora, precisam desarticular esses conselhos, desfazê-los, substituí-los, implodí-los, para que na pior das hipóteses, na próxima legislatura se consiga governar sem eles para atrapalhar.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • D

                Dissenha

                08/02/2021 16:45:06

                Força Ministra. Que Deus lhe abençoe.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • P

                  Pedro Zanoni

                  08/02/2021 16:32:04

                  ACABE COM ESSES CONSELHOS E PRONTO

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • R

                    ROGERIO MARQUES SANTOS

                    08/02/2021 14:50:21

                    O governo tem o congresso de seu lado. Basta mudar as leis que criaram esses conselhos, alterando as formas de composição. Por outro lado, é praticamente impossível que não possam fazer parte desses conselhos pessoas da sociedade que discordam do governo, pois o governo não foi eleito com 100 % dos votos válidos. Sendo o povo o titular do poder e o governo apenas seu representante, é natural que nesses conselhos se faça sentir a vontade daquela parcela do povo que não apoia o governo. Isso é democracia. Não é governo da maioria. É governo do povo, o que inclui a maioria que elegeu o governo e os restantes que não elegeram.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • J

                      J. Neto

                      08/02/2021 14:43:19

                      Solução: Ministra Damares a solução(uma delas) é por meio de LEI. Projetos de lei para votar e acabar com o radicalismo da extrema esquerda, popularmente mais conhecido como ESQUERDALHA. Parabéns pela gestão à frente da pasta!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • I

                        irineu umberto librenza

                        08/02/2021 14:10:55

                        Direita radical x esquerda radical. Que ambos explodam-se mutuamente.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • I

                          IvoHM

                          08/02/2021 17:25:43

                          Isso legal é o centro isentão. Assim, se a esquerda quer a liberação total das drogas e a direita nenhuma, o centro, isento, vai lá no conselho e diz "veja bem, a maconha até tem propriedades medicinais...", ou, se a esquerda é a favor do aborto até o nono mês e a direita é radicalmente contra, os moderados vão lá no conselho e dizem: "veja bem, até o terceiro mês, em caso disso, disso e daquilo..." Ou seja, os equilibrados, prudentes e sofisticados, sempre usando de bons modos e palavras cuidadosamente escolhidas, acabam fazendo o jog da esquerda. Não valem nada.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • T

                        TIAGO

                        08/02/2021 13:46:37

                        Enquanto o PT tomava de assalto esses conselhos nenhum dos isentões abriam a boca contra. Agora que nosso lado tenta pelo menos colocar outro ponto de vista diferente eles acham que estamos forçando a barra, que somos pouco prudentes e sofisticados. A direita racional, vulgarmente chamada de isentões, é esquerda infiltrada.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • F

                          FabricioZ

                          08/02/2021 13:27:15

                          O Deus de Damares é YHWH.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • C

                            Carbonatto

                            08/02/2021 13:08:05

                            Desejo que Damares tenha muita luz para, dentro do possível, eliminar esse “câncer” plantado pela esquerda.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • C

                              Cristiane

                              08/02/2021 13:05:34

                              Boicote ideológico. Uma pena que isso exista justamente na pasta de Direitos Humanos, que deveria primar pelo diálogo. Grupos que preferem atrapalhar visando um ganho político a trabalhar em prol da sociedade.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • C

                                Carlos78

                                08/02/2021 13:01:25

                                Como se diz lá na minha terra, esse problema é um c* de boi. Aí é um vespero. A ministra Damares precisa muito do nosso apoio e dos jornais conservadores.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • M

                                  mup

                                  08/02/2021 12:47:57

                                  Ministra Damares, Sabemos de sua luta para fazer um trabalho produtivo e decente à frente do Ministério. Se bem como isso é dificil e torturante. Fui coordenador de um Consea (Conselho de Segurança Alimentar) e lá se encontravam todos os grupos citados no artigo. Não fazem nenhuma proposta concreta e construtiva. Ao contrário, o objetivo é sempre politizar e partidarizar as falas e decisões. Sem mencionar que trabalham sem descanso para atrapalhar ou evitar medidas de governo. Pouca importa se são boas, racionais e úteis. Não querem deixar o Governo andar e funcionar. O mesmo acontece no Ministério do artigo. Para que tanto conselho? Para receber dinheiro do governo e criticar e criticar ..

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • A

                                    Aromero

                                    08/02/2021 12:20:46

                                    Sei.. não deu tempo de mudarem as moscas..

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • M

                                      Mauricio Conde

                                      08/02/2021 12:13:58

                                      Foram 14 anos de aparelhamento realizado pelo PT. 14 anos também empilhando gente sem concurso no serviço público. Ainda que haja ressalvas com a Damares por algumas opiniões suas extremistas, o trabalho dela é árduo. Mas precisamos equilibrar o pendulo ideológico dentro das instituições do governo.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • M

                                        Mauricio Conde

                                        08/02/2021 12:11:32

                                        Esse comentário foi removido pelo usuário

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • S

                                          Silas Veloso

                                          08/02/2021 11:52:00

                                          Como a esquerda se apossa d poucos valores úteis e faz sua permanência parasita no estado uma inimiga da sociedade e do governo

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • B

                                            Bruno Santos Teles

                                            08/02/2021 11:32:11

                                            o câncer já deu metástase, é preciso quimioterapia...

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • W

                                              wilmar scoz

                                              08/02/2021 11:12:49

                                              Tem que eliminar esses conselhos. São burocratas fanatizados e inúteis para a nação. O que tem de gente encrustada no estado que não serventia para o bem, é coisa de louco. Tem que mudara as leis. eliminar esse caarrapatos.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • J

                                                Joaquim

                                                08/02/2021 11:04:01

                                                Tem que manter um governo de direita pelo menos 16 anos para equilibrar o jogo, terminar de tirar essa mancha vermelha que jogou o país no atraso!

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • M

                                                  Márcia dos Reis Schmidt

                                                  08/02/2021 10:58:16

                                                  "Nós vamos tomar o poder, o que é diferente de ganhar eleições."

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • R

                                                    RPM

                                                    08/02/2021 10:50:11

                                                    Essa esquerdalha só trás desgraça para o país.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • C

                                                      Ciro Santos

                                                      08/02/2021 10:45:30

                                                      Estamos no mato sem cachorro mesmo. Então os menores delinquentes, muitos deles assassinos, tem direito a namorar e a exercer a sua sexualidade dentro dos estabelecimentos aonde deveriam cumprir pena por seus crimes. Do ponto de vista da esquerda, obrigá-los a trabalhar seria uma espécie de tortura. Que sociedade deturpada a nossa. Que a ministra Damares tenha todo o apoio para colocar a casa em ordem, expulsando essas pessoas desses conselhos.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • C

                                                        CSG

                                                        08/02/2021 10:03:40

                                                        No inicio achava a Damares uma das figuras mais bizarras deste governo, agora , depois de Pazuellos , Ernestos , Salles e o prórpio Bolsonaro, acha uma das menos nocivas.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        3 Respostas
                                                        • V

                                                          Val

                                                          08/02/2021 14:39:28

                                                          Já dá até para adivinhar qual o tipo de matéria ele vai comentar e o "naipe" do comentário. Sempre ressentimento, ódio, engano. Lamentável.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                        • A

                                                          ANTONIO MOREIRA

                                                          08/02/2021 13:09:08

                                                          CSG, não precisa comentar nada, apenas diga, oi, e saberemos que vai falar mais uma besteira esquerdista.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                        • M

                                                          Mirtão

                                                          08/02/2021 11:22:22

                                                          Sai fora pelego.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                      • V

                                                        VOTO IMPRESSO JÁ

                                                        08/02/2021 4:36:44

                                                        A máfia desses conselhos é uma organização criminosa que tem que ser desarticulada, investigada e punida pelas fraudes ao estado democrático de direito.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • M

                                                          Mirtão

                                                          08/02/2021 19:44:45

                                                          Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • S

                                                            SERGIO ELOY

                                                            08/02/2021 1:56:22

                                                            Como Ministra, pode dar uma canetada e dissolver estes Conselhos com viés de esquerda.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            Fim dos comentários.