• Carregando...
Cartão de crédito foi apontado por consumidores brasileiros como principal vilão do orçamento familiar | Marcos Santos/USP Imagens
Cartão de crédito foi apontado por consumidores brasileiros como principal vilão do orçamento familiar| Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Os juros abusivos de cartões de crédito praticados por bancos brasileiros motivaram a Proteste Associação de Consumidores a iniciar uma campanha e um abaixo-assinado para que seja estabelecido um limite máximo para essas taxas.

Pesquisa realizada pela entidade apurou que os cartões de crédito, juntamente com os cheques especiais, são as principais causas do endividamento dos brasileiros – 62% das famílias brasileiras estão endividadas e o cartão de crédito foi apontado por 77,2% dos entrevistados como a principal dívida.

Segundo a Proteste, as taxas elevadas impedem que os consumidores honrem seus compromissos – por aqui, os juros cobrados sobre o crédito rotativo do cartão podem alcançar 725% ao ano.

Dados do Banco Central do Brasil mostraram que a taxa média de juros cobrados sobre o crédito rotativo do cartão de crédito chegou a 403,5% ao ano em agosto. No mesmo mês do ano passado, a taxa era de 311,% ao ano.

Para proteger os consumidores desse cenário, a entidade propõe que seja permitida a cobrança de juros sobre o crédito rotativo dos cartões apenas até o dobro dos juros do Certificado de Depósito Interbancário (CDI), mecanismo aplicado pelos próprios bancos quando do empréstimo entre instituições financeiras. Atualmente, a taxa CDI é 10,81% ao ano.

Abaixo-assinado

Para participar, basta acessar o site da Proteste (www.proteste.org.br) e assinar a petição on-line, que será enviada às autoridades do país, ao Banco Central e ao Congresso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]