i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
estrada

Contorno promete desafogar acesso às praias de Guaratuba e Itapoá pela BR-101

Nova rodovia vai desviar trânsito pesado do centro de Garuva em 2015, beneficiando os motoristas que enfrentam filas na entrada da cidade

  • PorAntonio Senkovski
  • 10/08/2013 21:05
 |
| Foto:

Uma obra no município de Garuva (SC) promete desafogar o tráfego na divisa do litoral do Paraná com Santa Catarina a partir de 2015. A intervenção de nove quilômetros, chamada de Contorno Sul, começou a ser executada em abril deste ano pelo governo catarinense. O trecho liga a BR-101 à cidade de Itapoá, em um gargalo famoso pelas filas de dezenas de quilômetros em épocas nas quais banhistas – a maioria paranaense – procuram praias da região.

A intenção inicial da obra é beneficiar os quase 15 mil habitantes de Garuva. Hoje, todo o tráfego de carretas que vai ao Porto de Itapoá precisa passar pela cidade. Após a inauguração do contorno, os veículos pesados serão proibidos de trafegar na área urbana.

"Nossa intenção é desafogar o Centro de Garuva, para atender o porto, mas nada impede que carros pequenos utilizem o novo acesso. No período de veraneio, o paranaense usa muito a rodovia de Santa Catarina para ir a Guaratuba, e aquilo vai se tornando um caos. Com o contorno, os paranaenses também serão beneficiados", diz o superintendente regional do Departamento de Infraestrutura de Santa Catarina (Deinfra), Ademir Vicente Machado.

Data limite

A obra custará R$ 27,1 milhões e já está no quinto mês de execução – o prazo total é de 25 meses. Janeiro de 2015 é o limite estabelecido para que o tráfego seja liberado na nova pista. Consta no projeto um viaduto na BR-101, duas pontes no próprio contorno e duas travessias de gasoduto.

Os primeiros meses foram dedicados a desapropriações de propriedades rurais. "Agora a obra está em uma fase de serviços de terraplanagem. A chuva tem atrapalhado um pouco, mas o andamento está assumindo um ritmo adequado. Depois teremos a parte de pavimentação, que é a parte final da obra, antes da liberação para o tráfego em 2015", diz Vicente Campos de Sá, um dos engenheiros da empresa Iguatemi, que fiscaliza o andamento da obra.

Em um determinado período da obra, a BR-101 deve ter o tráfego alterado na altura do viaduto, no quilômetro 10. Ainda não há definição de qual será o período em que o tráfego precisará ser modificado e qual a alternativa será utilizada.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.