• Carregando...
Ministério Público investiga se há exploração de crianças em apresentações natalinas do banco | Antônio Costa/ Gazeta do Povo
Ministério Público investiga se há exploração de crianças em apresentações natalinas do banco| Foto: Antônio Costa/ Gazeta do Povo

Variedade

Programação de Natal inclui feiras especiais, concursos e decorações

A programação de Natal de Curitiba foi anunciada ontem. A "Galeria de Luz" vai iluminar o Calçadão da Rua XV de Novembro de 4 a 20 de dezembro. As apresentações que compõem o espetáculo "Sobre Anjos e Luz" serão realizadas às terças, quartas e quintas-feiras, com 45 minutos de duração.

O circuito natalino no Centro terá também diversas feiras na Praça Osório e na Santos Andrade, com produtos natalinos e comidas típicas de diversos países. As feiras vão atender o público de 22 de novembro a 21 de dezembro.

Já o Paço da Liberdade terá apresentações de um espetáculo especial de época nos dias 11, 12 e 13 de dezembro. No Batel, a Árvore de Natal do Radisson Hotel será decorada, com data a ser definida.

Linha Turismo

No transporte público, a Linha Turismo especial de Natal volta a percorrer os principais pontos decorados. No ano passado, 5 mil pessoas fizeram o passeio.

Também será realizado em diversos bairros o concurso de decoração de vitrines promovido pela Associação Comercial do Paraná. Serão premiadas as três lojas inscritas com melhor decoração, em cada bairro.

O cronograma de espetáculos de Natal do Coral do HSBC, no Palácio Avenida, em Curitiba, já está confirmado. Serão realizadas nove apresentações de 50 minutos cada uma e que terão início no dia 30 de novembro (com espetáculos também nos dias 1.º, 2, 7, 8, 9, 14, 15 e 16 de dezembro). O número de shows é inferior ao de 2011, quando foram realizadas 12 apresentações.

O diretor executivo do HSBC, Paulo Steiner, explica que o dia de início e a redução do número de espetáculos têm como objetivo adequar o cronograma à programação de Natal de Curitiba – para que os espetáculos programados na capital não coincidam.

Histórico

A tradicional apresentação do coral de crianças nas janelas do palácio estava ameaçada desde o fim de julho, por causa de denúncias recebidas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). As denúncias partiram de educadores de instituições onde as crianças participantes são abrigadas: eles alegavam que os jovens cantores estavam submetidos a trabalho infantil por causa da carga horária de ensaios e apresentações.

A realização do espetáculo dependia de um acordo entre a Fundação HSBC (responsável pelo coral), o MPT e o MTE. Steiner preferiu não comentar o teor do acordo, mas disse que o HSBC está sempre aberto a questionamentos de qualquer parte, não apenas do Ministério do Trabalho. A assessoria do MPT informou que deve divulgar hoje uma nota pública conjunta com todas as entidades que participaram do acordo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]