• Carregando...
 | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Quem tiver interesse em ajudar as equipes da prefeitura de Curitiba a atender as pessoas em situação de rua durante a Operação Inverno, que vai de 1.º de junho e 31 de agosto, pode participar do programa “Sou Voluntário Operação Inverno”, cujas inscrições abririam ainda nesta segunda-feira (30) no site da prefeitura.

A ideia de incluir membros da sociedade civil na operação surgiu a partir da intensa movimentação de grupos independentes em promover a doação de roupas, cobertores e alimentos a moradores de rua durante os meses mais frios, o que, segundo a prefeitura, incentiva a permanência dessas pessoas nas ruas. “[As ações] Não têm que estimular a permanência das pessoas nas ruas, têm que promover a saída”, declarou o prefeito Gustavo Fruet, que definiu a união de pessoas interessadas em ajudar com o poder público como uma “canalização de energias” para salvar vidas e tirar pessoas das ruas.

Os voluntários poderão participar de diferentes etapas do processo de atendimento. “Eles poderão nos acompanhar nas abordagens sociais, o que é bom porque você começa a ver Curitiba de outra forma”, diz a presidente da Fundação de Ação Social, Márcia Fruet. Além disso, terão a possibilidade de trabalhar dentro das unidades de acolhimento, ajudando a separar roupas que vêm para doações, preparar as refeições, monitorar o uso de banheiros, conhecer melhor os moradores de rua, entre outras atividades.

Para isso, deverão ter mais de 18 anos e passar por uma capacitação, que será desenvolvida pela Defesa Civil, órgão responsável pelo voluntariado durante a operação. À Defesa Civil também caberá organizar a escala de trabalho dos voluntários, garantindo que cada um trabalhe, no máximo, 6 horas por semana, conforme estabelece a Lei do Voluntariado (Lei 9.608/1998). Ao fim do período, os voluntários recebem um certificado de participação na Operação.

Operação Inverno

Em sua quarta edição, a Operação Inverno tem por objetivo evitar que moradores de rua morram de frio durante os meses de inverno. Em 2016, ela acontece de 1.º de junho a 31 de agosto, mas poderá ser estendida se houver necessidade.

Ao todo, os oito espaços de acolhimento da Prefeitura e os 10 conveniados poderão atender 1.317 pessoas durante este período. Outros três espaços da Defesa Civil, com cerca de 100 vagas cada, poderão ser utilizados em caso de necessidade.

Além de envolver a FAS e os voluntários da sociedade civil, outros servidores das secretarias da prefeitura deverão compor as equipes de resgate, que acontece 24 horas durante a operação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]