No fim de semana, entre as 20 horas de sexta-feira (18) às 8 horas de segunda-feira (21), Curitiba e os municípios da região metropolitana (RMC) registraram 14 mortes violentas, causadas por ferimentos de armas de fogo ou branca, ou por agressão física. Segundo balanço do Instituto Médico Legal (IML), seis casos aconteceram na RMC: dois em Piraquara, dois em Colombo, um em Almirante Tamandaré e um em Pinhais. Oito ocorrências foram registradas na capital. Dos casos em Curitiba, cinco mortes aconteceram depois de as vítimas terem sido hospitalizadas.
A ocorrência que mais chamou a atenção aconteceu no domingo, em Piraquara, quando um homem de 54 anos e o neto dele, de 19 anos, foram mortos. Segundo informações da Polícia Militar (PM), Joaquim de Lima e Leonardo Alves de Abreu foram rendidos por um homem armado em frente a uma mercearia em São José dos Pinhais, onde comprariam cerveja para assistir ao jogo do Brasil, pela Copa do Mundo.
Eles foram obrigados a entrar no veículo, acompanhado do homem armado, e dirigir até a Rua Severino Vieira da Silva, em Piraquara, onde foram mortos a tiros. Um outro homem, que teria seguido o carro, também estaria envolvido no crime.
Em Colombo, Ronaldo Rafael Borges, de 19 anos, foi assassinado depois de uma discussão de trânsito. De acordo com a PM, ele teria fechado um motociclista, no Jardim Planalto, iniciando a discussão. A vítima foi atingida por dois tiros.
O último homicídio aconteceu à 0h25 desta segunda-feira, quando Fraklin Caetano da Cruz foi morto com cinco disparos na cabeça, na Vila Lindoia, em Curitiba. De acordo com a PM, a vítima dormia no sofá de uma casa abandonada, quando foi executada.
Números totais
Até as 20 horas de domingo (20), Curitiba e região metropolitana tinham registrado 27 ocorrências fatais, somando-se mortes violentas, acidentes de trânsito, quedas e queimaduras. Até as 8 horas desta segunda-feira, a capital e RMC terminaram o fim de semana com 32 mortes. Os acidentes de trânsito lideraram a lista, responsáveis por 15 mortes no período. Em seguida, vieram os homicídios, com 14 casos. Duas pessoas morreram por queda e, uma, por queimadura.
Médias
Em maio, a média foi de 13 mortes violentas em Curitiba e RMC por fim de semana. Em abril, a média havia sido de 17 crimes fatais. O mês com os fins de semana mais violentos foi fevereiro: 30 mortes em média. Em maio, destaca-se o fim de semana dos dias 8 e 9, quando nenhum caso de morte violenta foi atendido pela polícia em Curitiba.