i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Estacionamento rotativo

Curitiba inicia teste de projeto-piloto de EstaR eletrônico

Aplicativo será avaliado por 90 dias no Centro Cívico. Teste ajudará prefeitura a definir modelo ideal para a cidade

  • PorFelippe Aníbal
  • 24/07/2014 08:32
Aplicativo Pango começa a ser testado na capital paranaense | Ivonaldo Alexandre/Agência de Notícias Gazeta do Povo
Aplicativo Pango começa a ser testado na capital paranaense| Foto: Ivonaldo Alexandre/Agência de Notícias Gazeta do Povo

A Prefeitura de Curitiba começa, nesta quinta-feira (24), a testar um projeto-piloto de pagamento do estacionamento rotativo (EstaR). Trata-se de um aplicativo que permite ao usuário comprar créditos de estacionamento por meio de celulares ou tablets. O teste será feito ao longo de 90 dias, em sete trechos do Centro Cívico. Os tradicionais cartões de EstaR continuam sendo vendidos normalmente.

INFOGRÁFICO: Veja como funciona o Pango Mobile Parking

Posteriormente, outro modelo – desenvolvido por alunos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – também será avaliado. Feitos pelas empresas e sem custos ao município, os testes devem nortear o modelo ideal para a cidade, que será contratado por meio de licitação no ano que vem. "São projetos-piloto que foram aprovados por uma comissão [da Secretaria Municipal de Trânsito] para que Curitiba e o cidadão avalie se é disso que a cidade precisa", disse a secretária Luiza Simonelli.

O aplicativo

O aplicativo que começa a ser testado foi desenvolvido pela empresa israelense Pango Mobile Parking. Para utilizá-lo, o usuário precisa baixar o sistema (no www.mypango.com.br). A partir de então, o cidadão tem dois modos para comprar os créditos de EstaR: pré-pago ou pelo cartão de crédito.

O modelo digital ajuda o motorista a localizar as vagas disponíveis. O usuário cadastrado informa ao sistema – pelo próprio aplicativo, por SMS ou por call center - que estacionou e o horário que começou a utilizar a vaga. Quando estiver prestes a vencer a hora, o aplicativo envia uma notificação ao cidadão, que pode renovar o estacionamento por mais uma hora.

A fiscalização também será feita de forma eletrônica. Os agentes de trânsito digitarão em tablets o placa do veículo estacionado. A partir disso, o sistema informa se o dono se cadastrou para utilizar a vaga e se está pagando corretamente o EstaR. Se o veículo estiver estacionado irregularmente, outro equipamento também conectado ao dispositivo imprime uma notificação de trânsito.

Segundo o diretor da Pango no Brasil, Daniel Cândido, o aplicativo testado em Curitiba já é usado em mais de 50 cidades, de cinco países diferentes. A capital paranaense é a primeira cidade brasileira a testar o modelo desenvolvido pela empresa israelense.

Veja os trechos que estão sob teste:

- Marginais da Avenida Cândido Abreu, entre as ruas Barão de Antonina e Lysimaco Ferreira das Costas (nos dois lados da via).

- Rua Senador Xavier, entre a Avenida Cândido de Abreu e a Rua Mateus Leme (nos dois lados da via).

- Rua João XXIII, do início da Rua Ernani Santiago de Oliveira (nos dois lados da via).

- Rua Dr. Roberto Barrozo, entre Euclides Bandeira e Avenida Cândido de Abreu (nos dois lados da via).

- Rua Comendador Fontana, entre Avenida Cândido de Abreu e Rua Marechal Hermes (lado esquerdo da rua).

- Rua da Glória, entre Rua Acyr Cmardo de Queiroz e Avenida João Gualberto (lado direito da rua).

- Rua Ary Camargo de Queiroz, entre as ruas Heitor Stockler de França e Rua da Glória (lado esquerdo da rua).

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.