• Carregando...
 |
| Foto:

Documentação

A documentação pode ser consultada no edital, que está no site da Urbs: www.urbs.curitiba.pr.gov.br

A Urbanização de Curitiba (Urbs) recebeu 2.143 propostas para a licitação dos 750 novos táxis que irão integrar a frota da capital paranaense. O prazo para o envio dos envelopes terminou na tarde desta sexta-feira (13). De acordo com a urbanização, a abertura ocorrerá dos dias 16 a 20 de dezembro.

De acordo com a Urbs, na manhã desta sexta havia bastante movimento na sede da autarquia, no bairro Jardim Botânico. O processo, porém, era feito rapidamente (em cerca de 30 segundos) e não houve formação de filas no local, segundo a Urbs. O prazo para tentar obter a licença começou em 25 de novembro.

Mais táxis

Com a licitação, a expectativa é de amenizar o problema da falta de táxis na cidade, já que a frota é ainda a mesma desde a década de 1970 – de 2.252 veículos. Os novos táxis devem começar a rodar antes do começo da Copa do Mundo, que acontece em seis meses.

Além do aumento da frota, outras medidas estão sendo tomadas para que haja mais oferta de táxis aos curitibanos. Já é lei a exigência de que todos os carros operem no mínimo 12 horas por dia e que estejam na rua nos horários de pico.

Os veículos também deverão ser equipados com sistema biométrico, um equipamento eletrônico que detecta os movimentos e horários do veículo e envia os dados diretamente com a Urbs. Com esse sistema, a fiscalização será mais efetiva, acredita a Urbs.

A instalação do sistema biométrico deverá ser feito em até 60 dias depois da convocação dos autorizatários (permissionários que se recadastraram e obtiveram permissão para continuar no serviço), que deve ocorrer no máximo em janeiro do ano que vem.

Próximos passos

Nos dias 16, 17, 18 e 19 de dezembro serão realizadas sessões públicas no Salão de Atos do Parque Barigui para abertura das propostas. Então, a Comissão de Licitação analisará cada uma delas e, por fim, será feita uma nova sessão pública para os 750 que tiveram as propostas qualificadas.

As autorizações de táxi serão concedidas por 35 anos, prorrogáveis por mais 15.

Modalidades

O edital prevê 700 autorizações para táxi convencional e executivo, mais 30 táxis convencionais, para operação por taxistas com deficiência física e 20 para a categoria de táxi especial compartilhado, que deverá atender prioritariamente pessoas com deficiência, mas quando não houver este tipo de atendimento, também pode atuar como convencional.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]