• Carregando...
 | Genilton Vieira/Fiocruz Imagens
| Foto: Genilton Vieira/Fiocruz Imagens

A Secretaria de Saúde de Curitiba confirmou a identificação de um caso de zika vírus em Curitiba. É o primeiro caso da doença registrado na capital paranaense neste ano. Trata-se de uma paciente que viajou para o Rio de Janeiro e foi atendida num serviço de saúde da Regional Matriz. Segundo a secretaria, a paciente não está grávida e apresenta boa recuperação. No ano passado, a cidade registrou dois casos importados da doença.

Confira a cobertura completa sobre o Aedes aegypti e as doenças ocasionadas pelo mosquito

Fiocruz detecta zika vírus ativo em saliva e urina de infectados

Leia a matéria completa

De acordo com a coordenadora do Programa de Controle da Dengue do Município, Juliana Martins, após a notificação do caso foram realizadas ações de bloqueio para evitar que o vírus se espalhe. Nesses casos, é feita uma varredura num raio de 300 metros da residência do paciente infectado. Nela, é feita uma busca por focos do mosquito Aedes aegypti , principal vetor do zika.

Nesta sexta-feira (5), o secretário de Saúde do estado, Michele Caputo Neto, confirmou que há novos casos de zika registrados no Paraná. De acordo com ele, os números serão divulgados no próximo boletim epidemiológico de dengue, zika e chikungunya, que será publicano na quarta-feira (10). O secretário afirmou que a origem de cada caso ainda está sendo avaliada.

Dengue

De acordo com o boletim epidemiológico de Curitiba, divulgado na quinta (4), a cidade já registra 106 casos de dengue neste ano. A prefeitura também identificou 77 focos do Aedes aegypti. Ao longo de todo 2015, foram encontrados 433 focos e e houve 242 casos de doença.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]