• Carregando...
Dia mais quente da história de setembro não espantou o exercício físico | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Dia mais quente da história de setembro não espantou o exercício físico| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

O inverno chega ao fim com recorde de calor em Curitiba. O Simepar registrou 34,2º C na capital paranaense, por volta das 15h desta terça-feira (22). É o maior valor já registrado em um mês de setembro, desde que iniciaram as medições, em 1997.

Este é o segundo dia mais quente do ano, em Curitiba. Em janeiro, os termômetros chegaram a 34,7º C. A Primavera começa às 5h20 desta quarta-feira (23).

No interior do estado, o dia também foi de calor recorde. Em Maringá, na região Noroeste, os termômetros chegaram a 37,1ºC, mesmo valor registrado no último domingo (20). Estes foram os dois dias mais quentes do ano na cidade. Também foi o dia mais quente do ano em Assis Chateaubriand, no Oeste, com 38,8º C.

Em Pato Branco, no Oeste, e Guarapuava, no Centro do estado, foi o dia mais quente de 2015 e também em um mês de setembro. Os termômetros registraram 35,3º C e 32,2º C, respectivamente.

Londrina, no Norte, também teve o dia mais quente do ano, com 36,9º C. Mas foi Cambará quem liderou o calor paranaense. Na cidade, que fica no Norte Pioneiro, a temperatura chegou a 39,6° C, mais alta do ano e também do mês de setembro.

Recomendações

Veja dicas para evitar problemas causados pelo tempo seco:

Leia a matéria completa

Mais quente que o nordeste

Ao meio-dia desta terça, o calor registrado em Curitiba superou o constatado, no mesmo horário, pela maioria das capitais da região Nordeste do país. Segundo as temperaturas medidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a capital paranaense chegou, no período, aos 30°C e deixou para trás cidades como Natal (29° C), Aracaju (27° C), Salvador (28° C), Recife (29° C) e Fortaleza (29° C).

Próximos dias

O calor predomina em Curitiba nos próximos dias. Na sexta-feira (25) a chuva deve chegar à cidade. No fim de semana, a temperatura fica mais amena. A máxima, no sábado (26), não passa de 23º C. A mínima é de 18º C.

Primavera

Temperaturas altas, chuvas intensas e riscos de temporais devem marcar a Primavera, no estado do Paraná. De outubro a dezembro, a previsão é de chuvas acima da média entre os setores Sudoeste, Oeste, Sul, Central e Sudeste do estado, segundo o boletim climático sobre a primavera, divulgado nesta terça-feira, pelo Simepar.

As chuvas devem estar entre 50 e 100 mm acima da média em quase todas as regiões do estado, devido ao fenômeno El Niño, que deve atingir seu ápice em janeiro de 2016.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]