• Carregando...
 | Raul Santana/Fiocruz Imagens
| Foto: Raul Santana/Fiocruz Imagens

Subiu para 11 o número de casos autóctones confirmados de dengue em Curitiba. Na semana passada, eram sete casos locais da doença. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (14) pela Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com a assessoria do órgão, cresceu também o número de casos importados da doença. Agora, já são 403. Ao todo, há 414 pacientes com diagnóstico confirmado para dengue no município até esta quinta-feira (14). Na semana passada, eram 387.

Apesar da alta da última semana para essa, o Secretário Municipal de Saúde, César Titton, observa que desde o início de abril já se observa uma queda na quantidade de casos confirmados da doença semana a semana. “Se continuar assim, temos uma tendência de baixa antes do que esperávamos”, comenta.

Sobre o número de casos autóctones –o maior na história da cidade desde o início da série histórica em 2000 –, o secretário afirma que a situação é preocupante. Porém, ele ressalta que não há uma agregação espacial dos casos. Isso indica que, por enquanto, a transmissão local do vírus não é sustentada. Perder esse controle seria o primeiro passo para a cidade passar a ter um surto da doença.

De acordo com os dados da prefeitura, os 11 casos autóctones confirmados até o momento se distribuem da seguinte maneira: quatro no Sítio Cercado, um na CIC, um no Boqueirão, três no Uberaba, um na Vila Guaíra e um no Centro. “Essa distribuição indica que até o momento temos conseguido conter a doença”, comenta Titton.

Em todos os casos confirmados de dengue, a prefeitura realiza uma ação de bloqueio. Nessa estratégia, é realizada uma varredura num raio de 300 metros da casa do paciente para a localização e retirada de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. Também tem sido dada prioridade aos bairros com circulação regional da doença na hora de determinar onde serão feitas roçadas e outras ações públicas que ajudam a eliminar focos do vetor.

Paranaguá

A maior parte dos 403 casos importados de dengue em Curitiba são vindos do próprio estado. Ao todo, 278 pacientes que foram infectados em outras cidades do Paraná manifestaram sintomas da dengue em Curitiba. Desse grupo, 172 são de Paranaguá. A cidade, no Litoral do estado e que fica há menos de 100 km da capital, vive o pior surto de dengue da sua história. De acordo com o último Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, já são 4,3 mil casos confirmados da doença e 22 mortes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]