• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Fim de semana deve ser quente no Litoral do Paraná

O fim de semana deve apresentar temperaturas elevadas no Litoral do Paraná, de acordo com previsão do Instituto Tecnológico Simepar. Há possibilidade de chuva ainda nesta sexta-feira (18), mas a sensação de calor deve aumentar ao longo do dia. Leia matéria completa.

O fato não é novidade, mas impressiona: dos 366 dias do ano passado, em 165 deles, pelo menos, quem mora em Curitiba teve de usar o guarda-chuva ou procurar um lugarzinho para fugir do aguaceiro. Ou seja, a cada 2,2 dias, em média (ou aproximadamente em 45% de 2012) teve precipitação na capital paranaense, segundo um levantamento do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Entre os meses mais chuvosos, dezembro lidera o ranking. Nesse mês, dos 31 dias, em 21 deles – o que equivale a quase 68% – choveu. Em segundo lugar, vêm os meses de fevereiro e junho, ambos com 19 dias de aguaceiros, seguidos pelo mês de dezembro, quando em 17 dias foi preciso usar o guarda-chuva.

Durante todo o ano, o instituto registrou cerca de 1,5 mil milímetros (mm) de chuva na capital, o que está dentro da normalidade, segundo o meteorologista do INMET Rogério Rezende. Ele ainda explica que, para o órgão, conta como dia chuvoso qualquer um em que as estações meteorológicas do instituto registrem precipitação, seja garoa, chuvisco ou chuvas mais fortes.

2013

A tendência de chuva para este ano não é muito diferente de 2012, de acordo com Rezende. A normal climatológica (condições de clima previstas dentro de uma determinada média) de Curitiba mostra que durante todo o ano deve chover cerca de 1,5 mil mm.

Para os meses de fevereiro e março são esperados até 25% a mais de chuva do que o normal, que seria, respectivamente, 157 e 138 mm. "É normal da estação e deve ter muitas chuvas isoladas. Muitas vezes, isso fica acima do normal não porque chove durante vários dias, mas por causa do alto volume de chuva em apenas um dia", explica o meteorologista. "Mas isso já é uma boa quantidade de chuva", finaliza.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]