• Carregando...

O mapa do crime de 2008 divulgado pelo governo estadual não inclui, no total de 1.265 homicídios dolosos, 151 mortes violentas ocorridas em Curitiba e na região metropolitana. São casos de lesão corporal seguida de morte, confronto com a polícia, latrocínio, legítima defesa e achado de cadáver. Isso ocorreu porque a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) mudou a forma de contabilizar os registros de crimes.

Com as alterações, os dados mostram 598 casos na capital e 667 nas cidades vizinhas. Além disso, houve mais 111 mortes violentas com uso de arma de fogo, arma branca e agressão em Curitiba, e mais 40 situações na região metropolitana.

De acordo com a secretaria, a atualização das estatísticas ocorre após o término dos inquéritos policiais – uma suspeita de homicídio doloso pode virar um suicídio e vice-versa. A Sesp informou ainda que os números dos homicídios dolosos da região metropolitana de Curitiba (relatório de 2007) ainda podem ser alterados, por causa da atualização que ainda não terminou.

O pesquisador Marcelo Batista Nery, sociólogo e tecnólogo especialista em geoinformação, do Núcleo de Estudos da Violência da USP, disse que a classificação diferente das mortes violentas não é tão simples como parece. "Ela também depende da interpretação de cada delegado ou policial durante a investigação."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]