• Carregando...
Cuties é alvo de ação do MMFDH
O MMFDH estuda ações contra filme| Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

A ministra Damares Alves, da pasta da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, estuda medidas judiciais para impedir a veiculação do filme “Cuties” (ou “Lindinhas”, como foi denominado no Brasil). A informação foi confirmada à Gazeta do Povo pela assessoria do ministério nesta segunda-feira (14). O conteúdo francês está disponível na Netflix e tem sido criticado por apresentar crianças, de 11 anos, em posições, danças e figurinos que estimulam a sexualização precoce.

Nas redes sociais, a ministra criticou a sexualização das crianças no conteúdo. “[...] É abominável uma produção como a deste filme. Meninas em posições eróticas e com roupas de dançarinas adultas. Não neste país, Netflix! No Brasil não! Quero deixar claro que não faremos concessões a nada que erotize ou normalize a pedofilia! Quero aproveitar e dar um recado aos pedófilos que por anos tem vindo ao Brasil abusar de nossas crianças: no Brasil existe um Governo que se importa de verdade em proteger as crianças e as famílias [...]”.

Apesar de a pasta confirmar que pretende adotar medidas judiciais contra a exibição do filme no país, o MMFDH destacou que elas ainda estão sendo estudadas e por isso não informou quais seriam essas ações.

Além do conteúdo, o primeiro cartaz de divulgação do filme apresentava as meninas em poses com conotação sexual. A Netflix reconheceu que a “arte era inadequada”, e informou que faria mudanças. Mas não respondeu aos questionamentos da editoria Ideias, também da Gazeta, sobre o conteúdo do filme.

Em agosto, Ministério da Justiça e Segurança Pública havia informado à Ideias que “as obras audiovisuais veiculadas pelo serviço por acesso condicionado e vídeo por demanda estão dispensadas da inscrição de processo de autoclassificação no departamento de promoção de políticas de justiça.” A empresa de streaming classificou a produção como indicado para maiores de 14 anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]