• Carregando...
A ministra Damares Alves.
A ministra Damares Alves.| Foto: Clara Angeleas/Ministério da Cidadania/Arquivo

No lançamento do Observatório das Liberdades Civis, uma iniciativa da Associação Nacional de Juristas Evangélicos (Anajure), a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, afirmou que os números de casos de violência doméstica, pedofilia e xenofobia denunciados no Disque 100 aumentaram consideravelmente durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Por isso, busca parcerias com hotéis para abrigar essas vítimas durante esse período.

“Estamos preocupados com os altos índices de violência doméstica. Com a pandemia, em São Paulo e no Rio de Janeiro, os pedidos de abrigamentos por essas vítimas dobraram. Esperamos uma explosão em casos de abuso sexual”, apontou a ministra. Na apuração desses casos, a pasta terá apoio da Anajure.

Segundo ela, também houve um aumento de denúncias pelo canal de fraudes contra idosos. “Temos que nos antecipar enviando uma nota aos cartórios. Filhos tentam extorquir seus próprios pais buscando procurações para isso. Em nome dessa pandemia, imagino que muitos idosos serão lesados”, reiterou Damares.

Para a ministra, esse novo canal de denúncias será “um braço” para o ministério e para o Congresso “pensar bem nesse momento“. Ela ainda enfatizou que abrigos, comunidades terapêuticas e casas de idosos não serão esquecidos nesse momento.

“O pico do coronavírus ainda não chegou no Brasil. Por isso, precisaremos de voluntariado quando isso acontecer nas próximas semanas. Serão as igrejas evangélicas, cristãs, que nos ajudarão, como já acontece em outros países”, disse ela.

Ainda durante a transmissão, a ministra informou que fará um chamamento para que as igrejas acolham as pessoas durante a pandemia. Damares ainda lembrou que o processo de repatriação de brasileiros que estão fora do país acontece lentamente, porque é muito caro. Mas que as igrejas estão apoiando o ministério nesses casos, ao acolher pessoas que estavam desamparadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]