• Carregando...
Violência política é alvo de Damares Alves
Violência política contra a mulher é alvo de ação do MMFDH| Foto: Clarice Castro/MMFDH

Combater a violência política cometida contra as mulheres é um dos objetivos do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Por isso, as equipes do Ligue 180 serão capacitadas para receber denúncias desse tipo e garantir o atendimento adequado a todas elas. De acordo com a explicação do ministério, caracteriza violência política a prática que “impede ou restringe o acesso e exercício de funções públicas ou induz a mulher a tomar decisões contrárias à própria vontade", explica a pasta.

Mulheres que foram eleitas, aquelas que são candidatas a cargos eletivos ou públicos, as que são dirigentes de conselhos de classe, de empresas estatais ou que exercem algum tipo de representação política podem ser alvo desse tipo de violação. E ela pode ocorrer por meio de várias formas de agressão, sejam elas físicas, psicológicas, econômicas, simbólicas ou sexuais contra as mulheres.

Por isso, de acordo com a ministra Damares Alves, é importante “lutarmos para que esses espaços sejam seguros para as mulheres. Por isso, combater o preconceito e o estranhamento por meio de ações de conscientização é fundamental", disse a titular da pasta.

As ações para combater a violência política fazem parte do projeto “Mais Mulheres na Política”, que divulga informações sobre o processo eleitoral e quer estimular a participação das mulheres nas eleições municipais deste ano. O projeto terá a divulgação de vídeos e cartilhas sobre o tema e também contará com a realização de lives com especialistas.

De acordo com Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, a expectativa é que ao menos uma mulher seja eleita em cada município brasileiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]