i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Inverno

De aparelhos portáteis à calefação, conheça os sistemas de aquecimento para a casa

Relação custo benefício deve ser considerada na hora de decidir qual aparelho comprar para manter o lar aquecido

  • PorDa Redação
  • 13/06/2016 12:05
 | Ivonaldo Alexandre

IGazeta do Povo
| Foto: Ivonaldo Alexandre IGazeta do Povo

O frio chegou de vez ao Paraná e um sistema de aquecimento para a casa é garantia de maior conforto térmico. Mas, antes de investir em qualquer sistema, é preciso mensurar o tamanho do seu lar e a dimensão do seu bolso. Pequenos ambientes podem ser aquecidos por aparelhos portáteis, com custo baixo, mas que consomem mais energia elétrica. Por outro lado, há sistemas que exigem mais infraestrutura – e investimento –, mas proporcionam mais eficiência energética e controle térmico, como os aparelhos de ar-condicionado ciclo reverso (quente e frio) e climatizadores (calefação e lareiras).

Novas tecnologias ajudam a aquecer a casa no inverno

Sistemas de aquecimento hidráulico para pisos e outros que utilizam pellets de madeira despontam como opções para aquecer as residências

Leia a matéria completa

Qual é o melhor?

Cada sistema de aquecimento tem suas vantagens e desvantagens. A escolha vai depender do que se deseja e quanto se pode gastar. Os modelos de radiação, por exemplo, são indicados para áreas externa. Já os aparelhos portáteis servem bem aos pequenos ambientes. Eles têm custo inicial baixo, mas consomem bastante energia elétrica.

A calefação e o piso aquecido são mais eficientes para as áreas internas e garantem um conforto térmico maior. Porém, exigem maior disponibilidade do seu caixa . Outro ponto contra à calefação é a necessidade de espaço para a instalação da caldeira que vai aquecer a água que passa pelas tubulações da casa.

Confira a seguir mais detalhes sobre os diversos sistemas de aquecimento para a casa e escolha o que mais se adequa ao seu lar:

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.