• Carregando...
 | Ivonaldo Alexandre

IGazeta do Povo
| Foto: Ivonaldo Alexandre IGazeta do Povo

O frio chegou de vez ao Paraná e um sistema de aquecimento para a casa é garantia de maior conforto térmico. Mas, antes de investir em qualquer sistema, é preciso mensurar o tamanho do seu lar e a dimensão do seu bolso. Pequenos ambientes podem ser aquecidos por aparelhos portáteis, com custo baixo, mas que consomem mais energia elétrica. Por outro lado, há sistemas que exigem mais infraestrutura – e investimento –, mas proporcionam mais eficiência energética e controle térmico, como os aparelhos de ar-condicionado ciclo reverso (quente e frio) e climatizadores (calefação e lareiras).

Novas tecnologias ajudam a aquecer a casa no inverno

Sistemas de aquecimento hidráulico para pisos e outros que utilizam pellets de madeira despontam como opções para aquecer as residências

Leia a matéria completa

Qual é o melhor?

Cada sistema de aquecimento tem suas vantagens e desvantagens. A escolha vai depender do que se deseja e quanto se pode gastar. Os modelos de radiação, por exemplo, são indicados para áreas externa. Já os aparelhos portáteis servem bem aos pequenos ambientes. Eles têm custo inicial baixo, mas consomem bastante energia elétrica.

A calefação e o piso aquecido são mais eficientes para as áreas internas e garantem um conforto térmico maior. Porém, exigem maior disponibilidade do seu caixa . Outro ponto contra à calefação é a necessidade de espaço para a instalação da caldeira que vai aquecer a água que passa pelas tubulações da casa.

Confira a seguir mais detalhes sobre os diversos sistemas de aquecimento para a casa e escolha o que mais se adequa ao seu lar:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]