• Carregando...
Superlotação dos DPs estimula tentativas de fuga | Henry Milleo/Gazeta do Povo
Superlotação dos DPs estimula tentativas de fuga| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

Medidas

Secretaria afirma que presos estão sendo transferidos

Por meio da assessoria de imprensa, a Seju informou que o número de presos transferidos de acordo com o decreto é cumprido semanalmente. Até o dia 5 de agosto, as remoções já haviam chegado a 2.465 detentos, mas ainda 497 detentos aguardavam nas carceragens de delegacias de Curitiba e região metropolitana. A demora na transferência, segundo a pasta, ocorreria porque parte dos presos está sem mandados de prisão. Dos 497 que ainda estão nas delegacias, 207 não possuem mandado. No 11.° DP, seriam 84 detentos sem o mandado. Somente com esse documento, segundo a Seju, os presos podem ser incorporados ao sistema penitenciário.

O juiz Eduardo Lino Bueno Fagundes Junior, da 1.a Vara de Execuções Penais de Curitiba, informou, por e-mail, que o comitê de transferência de presos constatou, em reunião, que havia "certa demora" nos casos de alguns presos, o que impedia a remoção para penitenciárias. "A situação foi levada ao conhecimento da Corregedoria Geral de Justiça, órgão do Tribunal de Justiça do Paraná, para que se verificasse a possibilidade de agilizar a expedição dos mandados e acelerar o processo de absorção dos presos em delegacias", diz o juiz.

Em nota, a Sesp informou que uma reunião realizada no dia 8 deste mês definiu a retirada dos últimos detentos das carceragens da Grande Curitiba. Na capital, os presos devem sair das delegacias até o fim desta semana, enquanto que na região metropolitana o mesmo deve ocorrer até o fim de agosto. Em relação ao 11.° DP, após a retirada do excedente de presos, a carceragem passará a funcionar como centro de triagem provisório, onde os presos ficarão até que seja determinada a remoção deles ao sistema penitenciário.

Quase três meses após a publicação de um decreto que determina a transferência de presos de delegacias de Curitiba e região para o sistema penitenciário do estado, cerca de 500 detentos ainda permanecem nas carceragens dos distritos policiais. Algumas celas estão superlotadas, como no 11.° DP, na Cidade Industrial, que funciona como um centro de triagem provisório.

O decreto, assinado pelo governador Beto Richa em 13 de maio de 2014, determinou que, no prazo de 60 dias após a publicação do texto, 1,2 mil presos sairiam dos distritos. O texto diz que, após as transferências, ficaria "proibida a permanência de presos nas carceragens (...), exceto pelo período necessário para a lavratura do auto de prisão em flagrante". No decreto ainda estava prevista a transferência semanal de 80 detentos por parte da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju).

Conforme a reportagem apurou, no 1.° Distrito Policial, que atende a região central da capital, até a primeira semana de agosto ainda havia 19 presos em celas com capacidade para seis pessoas. O 11.° DP, até a última sexta-feira, estava com 130 detentos, em espaço onde cabem 38. Na semana passada, houve fuga no local. Seis presos conseguiram escapar pelo solário.

Em duas delegacias especializadas, a reportagem constatou a mesma situação de superlotação. Na Furtos e Roubos, 13 presos se acotovelam em um espaço improvisado. Na Furtos e Roubos de Veículos, até a última sexta-feira, 50 presos ocupavam um espaço onde cabem seis. O decreto estadual determina que, no caso dessa última delegacia, a carceragem "se destinará exclusivamente à custódia de presos com função policial civil, nos termos da legislação vigente".

A situação mais complicada está no 11.° DP, onde os policiais se queixam de enfrentar tentativas de fuga diárias. O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado do Paraná (Sidepol) enviou ofício ao delegado-geral da Polícia Civil, Riad Farhat, no qual pede a resolução da superlotação e acúmulo de funções na delegacia. A entidade acusa a Seju de não cumprir o cronograma de retirada dos detentos. "Há uma caótica mistura de centro de detenção, delegacia de polícia e desvio de função, pois a missão de guarda de presos não é atribuição da Polícia Judiciária (Civil) que sequer é citada na Lei de Execução Penal", diz o texto encaminhado ao delegado-geral.

O Sidepol ainda reclama de demora por parte do Poder Judiciário na manutenção da prisão de pessoas autuadas. O sindicato sugere também separar o setor de custódia da delegacia da CIC, a retirada de servidores da Polícia Civil da guarda de presos e a incorporação de mais um delegado ao 11.° DP. Procurada, a Polícia Civil informou que medidas estão sendo tomadas para resolver a situação.

Improbidade

De acordo com o presidente do Sindicato de Classes Policiais Civis do Paraná (Sinclapol), André Gutierrez, "há um erro no Paraná de considerar as carceragens de delegacias como cadeia pública". Ele culpa a Seju pela demora na transferência de presos para o sistema penitenciário e diz que o sindicato deve entrar com uma ação por improbidade administrativa contra a secretária da pasta, Maria Tereza Uilli Gomes, caso o esvaziamento das carceragens não seja concretizado. "O atraso na resolução do problema em Curitiba, Região e Litoral faz demorar ainda mais as transferências no interior."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]