• Carregando...

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, divulgou nesta segunda-feira (20) alertas de baixa umidade relativa do ar nos estados de Mato Grosso, do Tocantins, da Bahia e de Goiás e também no Distrito Federal, até quarta-feira (22). A Sedec informou que, para o Rio Grande do Sul, o alerta é de chuva forte a partir desta terça-feira (21).

Segundo a Sedec, até quarta-feira (22), a umidade relativa mínima ficará abaixo de 30%, especialmente no centro-sul e leste de Mato Grosso e no centro-sul do Tocantins. Em algumas localidades de Goiás, os índices podem ser mais críticos e chegar a 20%. A baixa umidade será causada pela presença de uma massa de ar seco nessas regiões.

No Rio Grande do Sul, áreas de instabilidade deverão provocar, a partir desta terça-feira (21), pancadas de chuva que irão atingir as regiões oeste e sul do estado. Há risco de temporais isolados, descargas elétricas, rajadas de vento entre 60 e 80 quilômetros horários e queda de granizo.

Para a população do Rio Grande do Sul, a Sedec recomenda atenção para o risco de alagamentos e enchentes nas áreas ribeirinhas, deslizamento de encostas, morros e barreiras. Além disso, as pessoas devem evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

Nos demais estados que receberam alertas da Sedec por causa da baixa umidade relativa do ar, são desaconselhadas atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 horas e as 17 horas, especialmente entre as 14 e as 16 horas, período do dia em que os índices ficam mais baixos. As pessoas devem tomar bastante líquido para evitar problemas de desidratação.

Além disso, como o tempo seco aumenta o risco de incêndios florestais, recomenda-se que não se façam fogueiras nas proximidades de matas e florestas. Os motoristas que trafegarem por regiões sujeitas a incêndios devem ter atenção redobrada devido à visibilidade reduzida pela fumaça e evitar jogar pontas de cigarros para fora dos veículos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]