• Carregando...
Em Araucária, na região metropolitana de Curitiba, diversas casas foram destelhadsa pela força do vento | Felipe Rosa/Gazeta do Povo
Em Araucária, na região metropolitana de Curitiba, diversas casas foram destelhadsa pela força do vento| Foto: Felipe Rosa/Gazeta do Povo

Municípios mais atingidos

Almirante Tamandaré

Apucarana

Araucária

Astorga

Carambeí

Cambé

Godoy Moreira

Guarapuava

Guaratuba

Guaraqueçaba

Iretama

Manoel Ribas

Maringá

Marmeleiro

Mato Rico

Moreira Sales

Nova Tebas

Paranaguá

Pinhais

Pinhão

Piraquara

Pitanga

Reserva do Iguaçu

São José dos Pinhais

São Jorge do Ivaí

Tunas do Paraná

Vitorino

* fonte: Coordenadoria da Defesa Civil

Estragos

Afetados - 20.678 pessoas

Desalojados - 1008 pessoas

Desabrigados - 208 pessoas

Casas danificas - 598

Casas destruídas - 15

Estradas danificadas - 250

* fonte: Coordenadoria da Defesa Civil

  • Trechos de vias chegaram a ser interrompidos no Parque Tingui em virtude dos estragos causados pela chuva
  • Segundo o Simepar, só nesta segunda-feira (4) Curitiba já acumulou 60 mm de chuva – a média para todo o mês de junho é de cerca de 100mm. Na foto, o Parque Barigui alagado
  • Carros tiveram dificuldade de transitar nas proximidades do Parque Tingui em virtude dos alagamentos
  • O Rio Barigui transbordou no Parque Tingui, causando alagamento em diversos trechos do parque
  • O Parque Barigui foi um dos pontos da capital paranaense que ficaram alagados por causa das chuvas
  • Trechos dos gramados do Parque Barigui, em Curitiba, ficaram alagados em virtude da chuva forte
  • A chuva provocou transtornos em diversas regiões de Curitiba e no interior do Paraná. Na capital, o Parque Barigui alagou
  • Imagem registrada no Parque Tingui, em Curitiba, nesta segunda-feira (4)
  • Lixo acumulado no Parque Tingui, em Curitiba
  • A chuva causou muitos estragos em todo o Paraná. Em Araucária, casas foram destelhadas pelo vento
  • Moradores de Araucária, na região metropolitana de Curitiba, tiveram bastante trabalho por causa dos danos causados pela chuva e pelos ventos
  • Casas em Araucária foram danificadas pela força do vento
  • Araucária, na região metropolitana de Curitiba, foi uma das cidades afetadas pelo vento e pelas chuvas

Apesar da redução do volume, a chuva que atinge o Paraná desde domingo (3) continuam causando estragos. Segundo balanço divulgado nesta terça-feira (5) pela Coordenadoria da Defesa Civil do Paraná , o número de afetados pelos temporais já passa de 18 mil em todo o estado. Na segunda-feira (4), eram contabilizados 1,8 mil afetados.

O relatório inclui dados desde a meia-noite de domingo até as 15h30 desta terça-feira. No Paraná, dezesseis municípios estão entre os mais prejudicados pelas precipitações concentradas.

De acordo com o relatório da Defesa Civil, 878 foram desalojadas (tiveram que ser transferidas para a casa de parentes ou amigos) e 205 estão desabrigadas (removidos para um abrigo público). Também foram contabilizadas 540 casas danificadas e 17 destruídas. Não há nenhum registro de morte no relatório por conta da chuva.

O município de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, foi o que teve mais moradores afetados pelas chuvas: segundo o balanço da Defesa Civil, há 5 mil pessoas afetadas, 200 desalojadas e 32 desabrigadas. Além disso, três casas foram destruídas e há 143 casas danificadas.

Segundo a Prefeitura Municipal, as regiões de Iguaçu, Fonte Nova, Shangrilá e Santa Eulália foram as mais atingidas por ventos fortes e a região de Arvoredo teve mais ocorrências de alagamento. O prefeito do município, Albanor Zezé Gomes, informou em nota que as famílias do Arvoredo (que tiveram casas alagadas e foram levadas para o Centro de Atendimento Integral à Criança e ao Adolescente), estão na fila de espera para serem realocadas para o Loteamento Jardim Arvoredo II e ainda este ano estarão em novas casas.

Tunas do Paraná também foi bastante afetada pelas chuvas, com 600 pessoas afetadas - 300 das quais desalojadas -, e outras 150 pessoas desabrigadas (que tiveram que deixar suas casas no início da noite de segunda-feira e estavam temporariamente em uma escola). Segundo o capitão Romero Nunes da Silva Filho, na manhã desta terça-feira, a Defesa Civil atuaria de forma mais efetiva em Tunas do Paraná, distribuindo lonas e telhas. Manoel Ribas também registrou muitos estragos. A cidade já contabiliza duas mil pessoas afetadas. Duzentos moradores estão desalojados e 35 residências foram danificadas, segundo o relatório da Defesa Civil. Em Guaratuba, no Litoral, o Rio Cubatão transbordou, atingindo 1,5 mil pessoas de diversas localidades. Segundo a Defesa Civil, há impactos diretos no escoamento da safra de bananas da região.

As outras cidades afetadas são Almirante Tamandaré, Iretama, Guarapurava, Marmeleiro, Mato Rico, Nova Tebas, Paranaguá, Pinhão, Piraquara, Pitanga, Reserva do Iguaçu e Vitorino.

Chuva continua

Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, a frente fria está se deslocando para a região Sudeste do país, mas as condições ainda são favoráveis às precipitações. "Foi uma frente fria que passa pelo Paraná e, por isso, as áreas de instabilidade se intensificaram. Mas hoje [terça-feira] as chuvas já devem diminuir nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná", avaliou a meteorologista Vanessa D’Ávila, do Simepar.

A continuidade das chuvas, ainda que em volume menor, coloca a Defesa Civil em estado de alerta. Segundo o capitão Romero Nunes, as equipes estão fazendo um trabalho preventivo em região de encostas e em áreas em que há moradias às margens de rios. "Aumentam os riscos, por isso é preciso monitorar", explica.

As chuvas que atingem Curitiba desde domingo já chegaram perto da média pluviométrica histórica do mês de junho. Segundo o Simepar, nestes primeiros dias de junho já choveu o equivalente a 105 milímetros na capital - a média de chuva é de 116 milímetros para o mês.

Interdições em Curitiba

Em Curitiba, a Rua José Casagrande, via de acesso ao Parque Tingui estava interditada na manhã desta terça-feira. De acordo com a Diretoria de Trânsito (Diretran), o bloqueio foi efetivado entre as ruas Professor Daria Garcia e Elias Carazi, por causa do transbordamento do Rio Barigui.

No bairro Umbará, a Rua Nicola Pelanda foi interditada, a partir do cruzamento com a Rua Bortolo Pelanda. Segundo a Diretran, uma árvore caiu naquele ponto e equipes trabalhavam para a retirada.

Segundo balanço da Defesa Civil Municipal, na capital não houve nenhum registro de desabrigados. Há aproximadamente 220 residências atingidas pelas chuvas e cinco pontos registraram alagamento (um na Caximba, dois no Boqueirão, um no São Braz e um no Bairro Alto). Além disso, houve dois destelhamentos, três erosões ( na Cidade Industrial de Curitiba, no Xaxim e no Portão), um desabamento, no Vista Alegre, um deslizamento e uma queda de árvore.

As famílias que, segundo a Prefeitura na tarde de segunda-feira, foram desalojadas no bairro Pilarzinho por conta de um deslizamento, apenas foram orientadas a deixar suas residências, mas não chegaram a sair de casa, segundo a Defesa Civil.

Veja imagens dos estragos causados pela chuva

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]