• Carregando...

A terceira Delegacia Especial de Polícia Marítima (Depom) da Polícia Federal(PF) no Paraná foi inaugurada nesta quarta-feira (26) no Centro Náutico de Guaíra, região Oeste do estado, e já começou a funcionar com o objetivo de frear o contrabando e o tráfico de armas e drogas pelo rio Paraná a partir da cidade paraguaia de Salto del Guairá. O superintendente da PF no Paraná, Delci Carlos Teixeira, participou da inauguração e disse que a estruturação das delegacias de Guaíra e Foz do Iguaçu são as prioridades no momento para o estado. "As outras unidades, incluindo Curitiba, precisam de investimentos, mas no momento a fronteira é a bola da vez".

A Depom de Guaíra começa a funcionar com oito lanchas e parte do efetivo que trabalhava na delegacia principal. Segundo o delegado-chefe da PF na cidade, Érico Saconato, para janeiro está prevista a chegada de 15 novos policiais e a maioria vai trabalhar no rio. Ele adiantou que a intenção é ampliar a fiscalização no rio Paraná por onde passa, atualmente, a maior parte do contrabando e do tráfico de drogas e armas. O aumento ocorreu desde a instalação, no começo do ano, da Polícia Rodoviária Federal na cabeceira da ponte Ayrton Senna. Segundo o delegado, o número de apreensões no rio deverá aumentar em torno de 50% a partir desta semana com o aumento nas operações. E os policiais não precisarão ir muito longe, já que a travessia do contrabando passa na frente da sede da Depom rumo a vários portos clandestinos na cidade de Guaíra e nos municípios próximos. A atuação da delegacia atinge em torno de 250 quilômetros de extensão no rio Paraná e Lago de Itaipu.

Outro investimento da PF previsto para Guaíra será a construção da sede própria para a delegacia principal. Conforme o superintendente, a obra está em fase de licitação e deverá ser construída em 2009. "No Brasil a prioridade número um era a sede da PF em Presidente Prudente e a de número dois é Guaíra. Mas a do interior paulista já começou, então a de Guaíra é a próxima".

O governo do estado também prevê investimentos na região de fronteira. Durante o discurso na solenidade em Guaíra, o secretário da Segurança do Paraná, Luiz Fernando Delazari, afirmou que a idéia é criar na região uma companhia independente da Polícia Militar com sede em Guaíra e abrangência em toda a região. "O projeto ainda está em elaboração, mas prevê um reforço de mais 150 policiais, barcos e até avião para cuidar da região".

Com a maior fiscalização deverá aumentar também o número de pessoas presas e um dos problemas será espaço na prisão. A carceragem da PF em Guaíra está desativada por causa de interdição e a cadeia da Delegacia da Polícia Civil, para onde são encaminhados todos os presos, está com 216 detentos onde deveria estar 40. Delazari reconhece o problema e disse que uma das opções poderão ser as celas móveis. "Vamos verificar logo a possibilidade de enviar algumas para Guaíra". O prefeito de Guaíra, Fabian Vendrusculo, defendeu a construção de uma nova sede para a Polícia Civil com um minipresídio acoplado. "A doação do terreno está em fase final".

Na solenidade, a PF entregou diploma de mérito ao prefeito de Guaíra e ao secretário Delazari, além de troféus aos agentes Paulo Roberto Santos Queiroz e Cláudio Cezar Veiga Machado por completarem 20 anos na PF.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]