• Carregando...

CASCAVEL - Uma ação policial simultânea em seis cidades do Oeste do Paraná na manhã de ontem desmantelou uma quadrilha responsável pelo tráfico de crack e cocaína na região. Noventa policiais civis da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) participaram da operação para cumprir 34 mandados de prisão e 26 de busca e apreensão. A quadrilha incluía taxistas, que usavam os veículos para as atividades criminosas, como o transporte de drogas.

Segundo o delegado Júlio Cezar Reis, 40 pessoas foram investigadas e 30 estão presas. "Esse número ainda pode aumentar", afirma o delegado. A polícia estima que o bando seja responsável pelo comércio de 10 quilos de crack por semana. "Dez quilos é muita coisa. Ao se dividir em pedrinhas, chega-se a um número absurdo", declara Reis. O delegado diz que a operação derrubou uma das maiores quadrilhas de traficantes na região.

As investigações iniciaram em maio, a pedido do Ministério Público (MP) de Marechal Cân­dido Rondon, cidade onde ocorreu a maioria das prisões. O MP conseguiu autorização judicial para interceptar ligações telefônicas dos suspeitos. "Durante a investigação, a operação se desdobrou e identificamos a atividade de cada uma dessas 40 pessoas que hoje são investigadas", afirma o delegado. Segundo ele, 80% das pessoas presas têm antecedentes criminais.

O que chamou a atenção da polícia foi a participação de taxistas no esquema criminoso. Na operação de ontem, três táxis que faziam o transporte da droga foram apreendidos, além de outros três automóveis. Um taxista preso em Marechal Rondon é apontado pela polícia como o responsável pela movimentação financeira do bando. Ele transportava os traficantes e tinha como papel principal evitar que o dinheiro do tráfico passasse por contas bancárias.

Além de táxis, o bando também usava mototáxis e ônibus para transportar a droga, que tinha como origem a cidade de Foz do Iguaçu, passava por Cascavel e Toledo e depois era distribuída na região de Marechal Cândido Rondon, cidade onde funcionava a central da organização criminosa. A operação foi batizada de "Conexão Rondon". Nos três meses de investigações, a Denarc de Cascavel apreendeu 18 quilos de crack e cocaína. Somente ontem foram apreendidos 3,3 quilos de crack e armas de fogo.

Dezenove prisões aconteceram ontem e outras 11, durante as investigações. A ação policial foi realizada nas cidades de Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu, Cascavel, Toledo, Quatro Pontes e Assis Cha­teaubriand. Segundo a polícia, todos os detidos serão indiciados por associação para o tráfico de drogas, crime que prevê pena de 3 a 10 anos de reclusão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]