• Carregando...

Dez policiais militares da 2.ª companhia do 13.º Batalhão, em Curitiba, foram afastados das atividades de rua no início desta semana. Destes, 6 já voltaram ao trabalho e 4 continuam afastados e estão sendo investigados por um Inquérito Policial Militar (IPM). A medida foi tomada após uma denúncia de agressão sofrida por um homem no bairro Tatuquara na noite de sábado (27).

De acordo com a versão da vítima, que está internada no Hospital do Trabalhador, ele teria sido agredido e quando foi à companhia policial pedir ajuda teria sido ainda mais espancado pelos PMs que estavam no local. Segundo a versão policial, o homem teria chegado bastante embriagado, baleado no ombro, ensanguentado e não sabia dizer onde tinha sido espancando.

No IPM instaurado, o homem conta que depois de ser agredido pelos policiais eles teriam o jogado em um córrego da região. "Começamos a investigar o caso já no domingo (28)", explicou o major Éveron César Puchetti Ferreira, chefe da Comunicação Social da PM.

Na segunda-feira (29) o coronel Jorge Costa Filho, comandante do Policiamento da Capital (CPC), pediu a abertura da investigação interna. "Os dez policiais já foram ouvidos e o denunciante também. Foram recolhidas as armas dos soldados e duas viaturas. O material passará por uma perícia para ver se alguma arma policial disparou contra o homem", disse Puchetti.

A medida de afastar os dez policiais foi por que o comando da PM não sabia quem estava na companhia no momento dos fatos denunciados. "Todos que estavam de serviço naquele local e horário, saindo ou entrando de plantão, foram afastados. Quatro continuam em atividades administrativas por que ainda não esclarecemos o que aconteceu", afirmou o major.

O IPM tem prazo de 40 dias para ser encerrado, podendo ser prorrogado por mais 20. "Se for comprovado que os PMS possam ter alguma responsabilidade nos fatos, eles serão punidos de acordo com o que diz a legislação penal e o regulamento disciplinar da corporação, podendo até serem excluídos", disse o major. O nome dos policiais envolvidos e do homem que fez a denúncia não foram divulgados pela polícia.

Punidos

Segundo a PM, os inquéritos militares excluíram 36 policiais da corporação no ano de 2007, no estado inteiro. No ano seguinte 65 policiais foram expulsos. Em 2009, até o dia 11 de maio, 17 PMs já foram mandados embora da corporação. O efetivo da Polícia Militar é de 18 mil policiais no Paraná.

"Se o policial tiver desvio de conduta está assumindo o risco e a consequência disso. Se as pessoas observarem algum policial em atitude irregular pode nos notificar pelo número 0800 643 7090", definiu o major Puchetti.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]