• Carregando...

A adolescente Nayara Silva, de 15 anos, deve prestar depoimento até por volta das 19h desta quarta-feira (22) no Centro Hospitalar de Santo André, no ABC. Ela recebeu alta às 14h30. A advogada Ana Lúcia Assad, que representa Lindemberg Alves, chegou por volta das 17h15 ao hospital para acompanhar o depoimento.

Entretanto, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), ela não obteve permissão para acompanhar os trabalhos da polícia, mas permanece no centro médico. Segundo o secretário Municipal de Saúde de Santo André, Homero Nepomuceno, o depoimento deve prosseguir sem interrrupções se a adolescente continuar se sentindo bem enquanto é ouvida pelo delegado responsável pelo caso Sérgio Luditza e pelo promotor Antonio Nobre Folgado.

A adolescente passou por uma cirurgia na manhã desta quarta e, segundo os médicos, está bem e não deve ter seqüelas. De acordo com o secretário, ela foi submetida a avaliações nas áreas de psicologia, ortopedia, fonoaudiologia, nutrição, psiquiatria e clínica médica. Todos os profissionais decidiram pela alta.

O depoimento começou às 15h na área administrativa do hospital e tinha previsão de durar inicialmente cerca de duas horas. Por volta das 17h, o secretário de saúde do município anunciou que a mãe da jovem deve falar às 19h em entrevista coletiva. Este é o segundo depoimento da jovem, que falou pela primera vez com a polícia durante seis horas na quarta-feira (15) após ter sido libertada por Lindemberg do cativeiro.

Neste novo depoimento, Nayara será acompanhada por psicólogos, que podem suspender o depoimento caso julguem necessário. "O depoimento só vai até quando acharem que ela tem condições. Ela não será ultrapassada nos seus direitos", disse o secretário. Eles reforçaram, entretanto, que a jovem tem plenas condições de falar à polícia.

A diretora do hospital, Rosa Maria Aguiar, justificou a decisão de liberar o depoimento da jovem dentro do centro hospitalar. "Eu disse que ela não daria depoimento antes da alta. Agora, ela não está mais sob responsabilidade do hospital. Estamos apenas cedendo o espaço para a segurança dela", afirmou.

Além dos psicólogos, ela está acompanhada de integrantes do Conselho Tutelar, da mãe, e do advogado contratado pela família, Ângelo Carbone.

Fim da cirurgia

A primeira preocupação da garota, quando acabou a cirurgia, foi agradecer à equipe médica. "Ela tem um sentimento de agradecimento. As primeiras palavras para todos da equipe do hospital foram 'muito obrigada'", disse o cirurgião-dentista Geraldo Prestes de Camargo Filho, que participou da cirurgia. "A gente tenta dar um apoio pessoal, brinca com ela para distraí-la", acrescentou.

Nayara foi operada no Centro Hospitalar Santo André, para onde foi levada na sexta-feira (17) após ser libertada do cativeiro onde era mantida refém por Lindemberg Alves, de 22 anos.

Leia também: Advogado de Nayara quer indenização de R$ 2 milhões

Na cirurgia, os médicos substituíram um aparelho de contenção provisória que havia sido colocado na boca da paciente na sexta-feira (17) por um aparelho ortodôntico que vai permitir que ela continue o tratamento em casa. "O procedimento foi feito com sedação e anestesia local. Além do aparelho, fixado nos dentes, foi adaptado um dente provisório no aparelho, para ter a função estética devolvida, no lugar do canino superior esquerdo [que foi atingido pela bala]", explicou o cirurgião-dentista.

Segundo o médico, foi feita uma limpeza detalhada da região atingida e também a remoção da sutura feita na sexta, no local por onde a bala entrou no rosto de Nayara. "Ela já está falando e se alimentando, deve voltar o mais rápido possível para suas atividades. Ela se recupera bem, está muito tranqüila. Não acredito em nenhuma complicação", disse.

O cirurgião-dentista destacou a importância do atendimento primário feito na adolescente, e afirmou que, pela natureza do ferimento e pela idade da jovem, não deve haver necessidade de cirurgia plástica. "É uma ferida bem favorável à reparação. Ela tem totais condições de tocar a vida normalmente daqui para frente", disse Camargo Filho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]