• Carregando...

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) suspendeu o repasse de verbas do Bolsa Família para dez municípios paranaenses. As prefeituras destas cidades não enviaram relatórios sobre o monitoramento de saúde dos beneficiários do programa, referentes ao segundo semestre de 2008. Em todo país, 344 municípios deixaram de enviar as informações e vão ficar sem os recursos pelos próximos seis meses.

Essa suspensão não afetará o pagamento mensal a cerca 11 milhões de famílias em todo o Brasil. Os beneficiários do programa continuarão sacando os valores na Caixa Econômica Federal com cartão bancário e a senha pessoal. As prefeituras, porém, perdem o direito à verba destinada pelo MDS para a manutenção do programa em cada município.

No Paraná, tiveram os recursos suspensos as prefeituras de Cantagalo, Saudade do Iguaçu, Tunas do Paraná, Boa Vista da Aparecida, São Miguel do Iguaçu, Sarandi, Pontal do Paraná, Cianorte, Imbaú e Chopinzinho. A verba é repassada mensalmente pelos ministérios aos municípios desde 2006. A contrapartida das prefeituras é encaminhar informações de no mínimo 20% dos programas de vacinação infantil e de acompanhamento pré-natal das famílias beneficiadas pelo Bolsa Família.

As prefeituras devem, ainda, enviar ao ministério informações sobre a frequência escolar, estimativa de famílias que se enquadram no perfil do programa e manter atualizado o cadastro dos beneficiários. Os recursos só podem ser aplicados nas atividades de gestão do programa. De acordo com o MDS, as prefeituras só voltarão a receber o montante, a partir de agosto, se cumprirem as metas exigidas durante o primeiro semestre de 2009.

A reportagem entrou em contato com as dez prefeituras que tiveram os recursos suspensos. Como o expediente termina às 17 horas nas prefeituras, ninguém foi encontrado para explicar por que as informações não foram enviadas ao ministério.

Com a finalidade de elevar os indicadores de acompanhamento da saúde, o MDS vai criar um grupo de trabalho para avaliar o sistema atual e propor um novo modelo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]