• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Dias seguidos de termômetros contidos, chuva e muito céu cinza fizeram deste mês de novembro o terceiro mais frio da história de Curitiba desde 1997, quando o Simepar iniciou as medições na capital. A temperatura média do mês ficou em 18° C, ainda maior do que em 1999, quando esse registro foi de 16,8° C, e do que em 2011, que teve média de 17, 6° C.

Mesmo assim, a média ainda parece alta se levarmos em conta o tempo que o curitibano teve de usar ao menos um casaquinho mais grosso nos últimos 30 dias (e que não foi pouco). No dia 20 de novembro, por exemplo, a mínima chegou a 7,8° C – o segundo dia mais frio do histórico para um mês de novembro na cidade.

“O que aconteceu é que a gente não está tendo uma sequência de dias com temperaturas altas”, explica o meteorologista Samuel Braun, do Simepar, sobre a sensação de um novembro mais gelado que o comum. “Faz dois dias de calor, depois tem uma queda. Mas, a própria média está muito próxima do normal”.

A média geral histórica para o mês de novembro em Curitiba é de 19° C. Já a média das máximas fica em 24, 7° C, o que ajuda a comprovar que, apesar da sensação de gelo, o mês não foi tão ingrato. Isso porque a média das máximas neste mês que passou ficou em 24,6°C, algo muito perto do comum para esta época do ano.

“Muitas vezes o que pesou foi que teve muito vento. Aí é uma questão de sensação térmica”, pontua Braun.

E, ao menos por enquanto, essa “sensação” de que a primavera vai custar a chegar em Curitiba deve permanecer. A previsão é de que nesta quinta-feira (1°.) os termômetros não passem dos 20°C na capital. Ao longo dos próximos dias, apesar de tarde mais quentes, as manhãs continuam com mínimas modestas. No fim de semana, por exemplo, os dias devem começar com temperatura na casa dos 15° C.

Recordes

Não é impossível de imaginar que a capital mais gelada do Brasil já tenha registrado temperaturas negativas em um mês de novembro. E isso ocorreu. Conforme o serviço de climatologia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foi em 23 de novembro de 1970. No dia, o município amanhece com nada mais nada menos do que -1º C.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]