• Carregando...
 | Hugo Harada/Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo/Arquivo

O período que antecede o Natal se caracteriza, tradicionalmente, por levar muita gente às ruas. As pessoas aproveitam não só para comprar presentes, mas também para assistir aos inúmeros corais ou apresentações de época. É bom, no entanto, estar atento. Apesar do reforço no policiamento, o maior volume de gente nas vias públicas favorece a ação de assaltantes. Por isso, a tenente Fernanda Pergorini, porta-voz da Polícia Militar (PM) do Paraná, dá dicas de como minimizar as chances de ser alvo dos bandidos.

Compras

Procure andar com o menor número de sacolas possível. Além de chamar a atenção de ladrões, carregar muitos volumes pode facilitar a ação dos bandidos. O ideal é, ainda que tenha comprado presentes em lojas diferentes, colocá-los em uma mesma sacola.

Árvores solidárias de Natal se espalham pelo Paraná – e tem até para pets

Leia a matéria completa

Se estiver carregando os presentes durante uma apresentação natalina de rua, procure mantê-los à frente do seu corpo. Não os deixe no chão em hipótese alguma.

Bolsas

Caminhe sempre com a bolsa colocada à frente do corpo. Deixá-la ao lado ou atrás pode torná-la presa fácil dos ladrões, que podem tentar roubá-la ou furtar objetos guardados dentro dela. Do mesmo modo, procure manter sempre as carteiras ou celulares em bolsos da frente.

Celular

É apontado como o grande “vilão” da segurança. O ideal é não manuseá-lo em público, já que os bandidos podem se aproveitar para agir justamente naquele momento em que você checa o WhatsApp ou posta algo em redes sociais. Além disso, os aparelhos chamam a atenção dos ladrões. Se quiser muito fazer uma foto em local público, cheque bem o entorno e se certifique de que não há nenhum movimento suspeito. Em eventos, evite ser aquele que fica filmando o tempo todo, distraidamente.

Dinheiro

Priorize fazer as contas usando cartões de débito e crédito, que podem ser facilmente bloqueados em caso de furto ou roubo. Evite andar com grandes quantidades de dinheiro. Se efetuar saques em caixas eletrônicos, não conte as cédulas diante dos terminais e procure checar se está sendo seguido e/ou observado por suspeitos. Procure, ainda, se certificar que há segurança para deixar o ponto de autoatendimento.

Crianças

Identifique as crianças antes de ir às compras ou a eventos em locais públicos. Basta improvisar um crachá ou uma pulseira com o nome delas e com a indicação do telefone de um responsável. Dessa forma, se a criança se perder na multidão, os pais podem ser localizados.

Suspeitos

Caso identifique pessoas que estejam agindo de forma suspeita, procure um dos policiais que fazem rondas preventivas ou acione a PM por meio do telefone 190. O policiamento foi reforçado neste período, em todo o estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]