• Carregando...
Pessoas se reunem em frente à Casa Branca para protestar contra brutalidade policial, 4 de junho de 2020
Pessoas se reunem em frente à Casa Branca para protestar contra brutalidade policial, 4 de junho de 2020| Foto: Sarah Silbiger/ Getty Images/ AFP

O dicionário Merriam-Webster [publicação de referência nos Estados Unidos, em circulação desde 1847] anunciou que vai redefinir a palavra “racismo” para incluir o conceito de “racismo sistêmico”, após reclamação de uma recém-formada.

Kennedy Mitchum, que se formou pela Universidade de Drake no estado de Iowa, escreveu para os editores do Merriam-Webster reclamando que a definição publicada pelo dicionário não era suficiente para descrever o racismo como ele é atualmente vivido nos EUA.

"Eu sempre tive que dizer às pessoas que a definição [do Merriam-Webster] não é representativa do que realmente está acontecendo no mundo", disse Mitchum à CNN. "A maneira como o racismo ocorre na vida real não é apenas preconceito - é o racismo sistêmico que está acontecendo para muitos americanos negros".

A definição atual do Merriam-Webster descreve o racismo como "preconceito ou discriminação racial", "uma crença na superioridade racial de um grupo específico" ou "uma doutrina ou programa político baseado no racismo". O gerente editorial do dicionário, Peter Sokolowski, disse que a definição seria atualizada para incluir uma explicação do racismo "sistêmico", embora o termo se enquadre no racismo apoiado por um programa político.

"A definição está lá, mas acho que podemos expressar isso de maneira mais clara para trazer para a linguagem descrita a ideia de uma estrutura de poder assimétrica", disse Sokolowski. "Esse é o tipo de revisão contínua que faz parte do trabalho de manter o dicionário atualizado, com base em critérios rigorosos e nas pesquisas que empregamos para descrever o idioma como ele é realmente usado hoje em dia".

A atualização ocorrerá após manifestações massivas pela morte de George Floyd, um homem afro-americano morto ao ser preso por um policial de Minneapolis.

Em setembro de 2019, o dicionário Merriam-Webster anunciou que havia atualizado a definição de "eles" ["they", em inglês - plural de "ele" e "ela"] para incluir "indivíduos que não se consideram nem homens nem mulheres".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]