• Carregando...
 | Antônio More/Gazeta do Povo
| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

Embora o frio intenso que não deu trégua para os paranaenses desde a semana passada divida opiniões – há quem comemore a ‘mínima alcançada’ e há quem implore para dormir até a primavera –, as temperaturas tão diminutas têm proporcionado pelo menos um espetáculo visual à parte: o amanhecer branquinho de geada.

O período de termômetros abaixo de zero (ou quase) é também de descobertas: qual não foi a surpresa de muitos ao ler sobre a ocorrência de um tal sincelo na serra catarinense? E o nevoeiro – muito comum, não? Mas você sabe a diferença entre ele e a névoa?

Com base no glossário do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Gazeta do Povo compilou os principais fenômenos meteorológicos típicos do inverno para que o frio seja, se não mais agradável, pelo menos mais interessante:

Chuvisco (ou garoa)

É a “chuvinha fina”, composta de gostas de água muito pequenas (com diâmetro menor que 0,5 mm), muito próximas umas das outras que parece quase flutuar no ar.

Geada

É a formação de uma camada de cristais de gelo na superfície ou em folhagens em forma de agulhas, prismas, escamas e outros. A geada é produzida quando há umidade na camada da atmosfera mais próxima do solo e essa umidade é condensada devido à queda da temperatura.

Também ocorre geada quando a água existente no ar sublima (passa do estado gasoso direto para o estado sólido). A geada pode ser “branca”, quando consiste no depósito de uma fina camada de gelo sobre as superfícies; e “negra”, quando provoca o congelamento da parte interna da planta e a morte da mesma.

Nevasca

Condição severa do tempo caracterizada por baixas temperaturas, com ventos de 56Km/h, ou mais, e grande quantidade de neve e vento no ar, o que, frequentemente, reduz a visibilidade para apenas 400 metros, ou menos, e dura pelo menos três horas. Uma nevasca violenta é caracterizada por temperaturas em torno ou abaixo de 10 graus Fahrenheit (-12,2ºC), ventos que excedem 72Km/h e visibilidade reduzida quase a zero pela precipitação de neve.

Neve

É a precipitação de cristais de gelo translúcidos e brancos, de formato hexagonal e completamente ramificados (exatamente como nos desenhos animados – quem lembra de Frozen?). Os cristais são formados pelo congelamento do vapor de água suspenso na atmosfera. A neve é frequentemente produzida por nuvens do tipo estrato, embora também pode se originar de nuvens do tipo cúmulo. Os cristais normalmente ficam agrupados em flocos.

Névoa

A névoa é formada por um conjunto de gotículas de água microscópicas que permanecem suspensas na atmosfera. Não reduz a visibilidade como o nevoeiro e é diferente do chuvisco.

Nevoeiro

Muito semelhante à névoa, o nevoeiro também é uma massa de minúsculas, porém visíveis, gotículas de água suspensas na atmosfera. A diferença é que elas ficam muito próximas da superfície da Terra, reduzindo a visibilidade horizontal para menos de mil metros. O nevoeiro se forma quando a temperatura e o ponto de condensação do ar ficam iguais.

Orvalho

Condensação (quando o vapor de água passa do estado gasoso para o estado líquido) de pequenas gotas de água que se formam na grama e em outras superfícies próximas do chão, geralmente durante a noite, quando a temperatura cai até o ponto de condensação.

Marília Sutil/Prefeitura de Urupema

Sincelo

É um fenômeno que acontece em situações de nevoeiro aliado a uma temperatura entre -2°C e -8°C e resulta no congelamento das gotículas de água ao tocar a superfície, formando cristais de gelo. É mais fino que a geada. No Brasil, a ocorrência do sincelo é incomum, sendo mais observado em Santa Catarina, nos municípios de Urubici, Urupema e São Joaquim.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]