• Carregando...
Ana Amélia Filizola representou o pai Francisco Cunha Pereira Filho na homenagem feita no sábado, na Lapa | Hedeson Alves/Gazeta do Povo
Ana Amélia Filizola representou o pai Francisco Cunha Pereira Filho na homenagem feita no sábado, na Lapa| Foto: Hedeson Alves/Gazeta do Povo

O diretor-presidente da Gazeta do Povo e da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), jornalista Francisco Cunha Pereira Filho, foi homenageado neste sábado pelo Instituto Histórico da Lapa com a entrega da Comenda Tropeiro da Lapa. A condecoração foi criada para homenagear personalidades que contribuem ou já contribuíram para o desenvolvimento social e cultural da cidade.

O prêmio será entregue uma vez por ano, e o diretor-presidente da RPC foi o primeiro homenageado. Cunha Pereira foi escolhido por unanimidade pelo Conselho do Instituto Histórico e Cultural da Lapa em função de ter atuado no processo de tombamento da cidade como patrimônio cultural e da divulgação da cidade nos meios de comunicação. A filha do jornalista, Ana Amélia Filizola, representou o pai durante a solenidade. "Meu pai está muito emocionado com a homenagem. Ele tem uma forte ligação com a cidade, onde passou a infância e parte da juventude", disse.

Francisco Cunha Pereira Filho é neto de João Cândido Ferreira, médico que participou da Revolução Federalista e resistiu ao Cerco da Lapa, cuidando do General Gomes Carneiro, baleado durante o conflito.

Para a presidente do Instituto Histórico e Cultural da Lapa, Maria Inês Borges da Silveira, o trabalho de Cunha Pereira é extremamente relevante para a cidade, pois contribui para divulgação da sua cultura e história. "Ele foi fundamental para a preservação do patrimônio histórico da Lapa", observa Maria Inês. A cidade possui o maior conjunto arquitetônico preservado do estado, 258 construções tombadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]