• Carregando...

Outro ponto que gera impasse entre os professores e o governo é o porte das turmas. O secretário da Casal Civil, Eduardo Sciarra, afirmou que o governo vai redimensionar as turmas dos colégios para que sejam respeitados os limites máximos de alunos por sala de aula. Segundo a norma da Secretaria Estadual de Educação, o número máximo de alunos por turma para os 6.º e 7.º anos, por exemplo, é de 30. Para os 8.º e 9.º anos é permitido até 35 estudantes, e para o ensino médio é possível ter até 40 alunos. “Vamos buscar criar mais salas de aulas de acordo com o número de alunos matriculados”, disse o secretário. Não há uma quantidade definida de turmas a serem criadas. No ano passado, foram extintas mais de duas mil turmas.

Além disso, novas professores serão contratados. Serão convocados, segundo ele, 5.985 professores e pedagogos aprovados no último concurso – cerca de 5,5 mil anunciados ainda no fim de janeiro e mais 463 requisitados durante as negociações da greve pela APP-Sindicato como necessários para dar andamento aos projetos das escolas da rede estadual.

Mesmo assim, ainda serão necessários contratar professores temporários (PSS). O presidente da APP, Leão, disse que estima que cerca de 10 mil professores precisam ser contratados. O governo não confirma esse número.

Durante o encontro também ficou estabelecido que os projetos de contraturno, como os cursos de línguas do Celem e o programa Mais Educação, voltarão imediatamente. O líder do governo na Assembleia, Romanelli, disse que o governo estadual liberará duas parcelas adicionais do fundo de custeio das escolas, num total de R$ 8 milhões, para compensar os repasses que deixaram de ser feitos entre novembro e dezembro do ano passado.

Progressões

A implantação de progressões e promoções para funcionários e professores a partir de maio e junho, respectivamente. No entanto, o presidente da APP, Leão, afirma que o valor estimado em R$ 90 milhões relacionado ao pagamento de progressões atrasados não tem previsão de ser pago. “Isso ficou para ser discutido durante o ano”, disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]