• Carregando...
Ditador norte-coreano Kim Jong-un
Ditador norte-coreano Kim Jong-un| Foto: STR /AFP

Uma moção de louvor ao ditador norte-coreano Kim Jong-un foi recentemente apresentada na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. De autoria do vereador Leonel Brizola (Psol), o documento, datado de 29 de novembro, elogia o dirigente da Coreia do Norte por seus esforços em favor da paz mundial.

"Por todo esforço de seu povo e de seu Máximo Dirigente, Excelentíssimo Senhor Kim Jong-un, na luta pela reunificação da Coreia e a necessária busca da paz mundial", afirma o vereador.

Brizola também apresentou à casa legislativa uma moção que homenageia Kim Chol Hak, embaixador da Coreia do Norte no Brasil. "Exmo. Sr. Kim Chol Hak, Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República Popular Democrática da Coreia no Brasil, em atenção à sua destacada atuação na defesa da autodeterminação dos povos e sua extraordinária conduta na esfera diplomática para aproximar os povos brasileiro e coreano. Sentimo-nos honrados em lhe conceder tal distinção", diz o documento. Os dois documentos datam de 29 de novembro, e foram entregues pessoalmente ao embaixador, em um encontro em Brasília.

À Gazeta do Povo, a assessoria do vereador afirmou que a moção de honra foi motivada por conversas de paz estabelecidas na península coreana ao longo deste ano. Ela afirma, além disso, que "não faz bem para o mundo isolar e descriminar a Coreia do Norte". "Pelo contrário, com base na autodeterminação dos povos, é vital que tenhamos boas relações com Pyongyang e que possamos usar o histórico de paz e concórdia que o Brasil acumulou através dos tempos para contribuir nesse processo de pacificação", diz. "A unificação e desnuclearização da região é de interesse global".

Nas palavras da assessoria, os poderes legislativos municipal e estadual têm muita importância na área de Relações Internacionais, já que, neste momento, o Itamaraty se encontra "acéfalo".

Uma das notícias mais recentes anunciadas por Pyangyong é a de que o país realizou um importante teste nuclear nos últimos dias. A Coreia do Norte, além disso, teria reconstruído uma base de lançamento de foguetes, parcialmente desmontada em 2018. O programa nuclear norte-coreano é um dos impasses para a relação do país com o resto do mundo, que não parece estar perto de uma pacificação.

Câmara

Honrarias dessa natureza parecem ser corriqueiras nas atividades legislativas das câmaras municipais. Por meio delas, figuras públicas, instituições e membros da sociedade civil são homenageados por ações em prol de uma comunidade.

As moções não necessitam de aprovação do colegiado da casa, e os documentos são publicados no Diário da Câmara Municipal. Cabe sempre ao autor dessa honraria decidir como a entregará - se na sede do legislativo ou em outro espaço; fisicamente ou não.

Brizola, por exemplo, apenas em 2019, elaborou aproximadamente 200 honrarias. Algumas das moções homenageiam taxistas, advogados e, curiosamente, um dos documentos é em louvor ao "Bar do Omar", por ser um "ponto de defesa da cultura nacional. Estabelecimento onde a democracia, política e a boa mesa se entrelaçam".

Os soviéticos também são lembrados pelo vereador em suas moções. "A heroica postura do povo soviético durante a Grande Guerra Patriótica (1941 a 1945) foi determinante para a derrota do nazista. Ao carregarem o maior fardo da guerra e terem vencido a mesma, o povo soviético escreveu o seu nome na história como sinônimo de determinação e coragem. Todas as honras e glórias aos soviéticos que enfrentaram o drama da guerra", diz outra honraria.

Veja as moções abaixo:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]