Depois de oito anos parada, a pavimentação da BR-487, a "estrada boiadeira", será retomada. Uma cerimônia em Cruzeiro do Oeste, a cidade paranaense mais prejudicada com a falta de pavimentação, marcará hoje, às 13 horas, o reinício das obras no trecho de 20,8 quilômetros entre Cruzeiro do Oeste e Tuneiras do Paraná. A ordem de serviço será entregue à empresa Momento Engenharia e Comércio Ltda. pelo superintendente do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) no Paraná, engenheiro David Gouvêa. A empresa é a mesma que iniciou os trabalhos em 1999. O custo da obra está estimado em R$ 39 milhões.
Para completar a ligação asfáltica entre Cruzeiro do Oeste e Campo Mourão pela BR-487 ainda faltam outros 23,5 quilômetros entre Tuneiras do Oeste e Campo Mourão, cujas obras também foram suspensas no ano 2000, e que terão que ser novamente licitadas. Entre essas duas cidades há também um trecho de 33 quilômetros, cuja pavimentação já foi concluída.
A última etapa da "boiadeira" é a pavimentação de Porto Ca-margo a Cruzeiro do Oeste, numa extensão total de 82,4 quilômetros. Para o Dnit abrir o processo de licitação falta apenas a licença ambiental do Instituto Ambienta do Paraná (IAP), que está em fase final de liberação. Segundo David Gouvêa, o Dnit de Brasília já autorizou a licitação e já alocou os recursos necessários ao processo licitatório, que deverá ocorrer até o final deste ano ou no início do ano que vem, dependendo apenas da celeridade da conclusão da licença ambiental.
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