• Carregando...
 | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

Não haverá escalas entre o frio e o calor no Paraná. O sol e as temperaturas altas, que ganharam espaço na última semana de inverno em todo o estado, também vão predominar na primeira semana da primavera, estação que começa oficialmente nesta quarta-feira (23). Ao longo desta semana, as temperaturas máximas em Curitiba devem ficar acima dos 30º C e as mínimas não passam de 16º C, segundo previsões do Simepar. Em Maringá, no Noroeste do estado, os termômetros marcarão 37º C na quinta-feira (24) e em Londrina, no Norte, as máximas serão de 35º C até o fim da semana.

Confira dicas para evitar problemas causados pelo tempo seco

Veja aqui a previsão do tempo para a sua cidade

Os índices de umidade atingem valores extremamente baixos, principalmente nas porções mais a oeste e noroeste do estado. Segundo o instituto Climatempo, a umidade relativa do ar em Maringá pode chegar a 19% nesta quarta. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que índices inferiores a 30% exigem atenção, enquanto abaixo de 20% configuram situações de alerta. Em Curitiba, a umidade relativa varia entre 25% e 77% no primeiro dia da primavera.

Um sistema de alta pressão atua sobre a maior parte do Brasil e funciona como uma barreira atmosférica que impede a formação de nuvens carregadas e o avanço de frentes frias. De acordo com o Climatempo, as áreas de instabilidade vão ficar concentradas nesta semana no Rio Grande do Sul, onde a chuva será frequente. O sul gaúcho é a região com maior potencial para temporais.

Mudança

As condições do tempo começam a mudar em outubro, quando uma frente fria conseguirá vencer a barreira do ar seco e levará chuva principalmente para o Sudoeste do Paraná, informa o Climatempo. Sol, calor e temporais atingirão o estado no último trimestre do ano. Devido à presença do fenômeno El Niño, a previsão é de chuva bem acima do normal, especialmente em novembro.

Veja dicas para evitar problemas causados pelo tempo seco

- Tomar bastante água. Hidratar o corpo é a melhor forma de evitar ressecamento da pele ou outros distúrbios fisiológicos.

- Evitar a prática de atividades físicas quando o sol está a pino. Caso contrário, a desidratação será ainda maior.

- Evitar permanência em ambientes secos e não usar com frequência aparelhos de ar-condicionado.

- Para o nariz ressecado, hidratante nasal (soro fisiológico) é uma boa opção. Nada de descongestionante nasal . Os descongestionantes fecham as veias e ressecam ainda mais a mucosa do nariz.

- Após o banho, o uso de hidratantes corporais diminui a sensação de ressecamento da pele.

-O uso de umidificadores de ar é recomendável, desde que em um determinado período.

- E a bacia com água? Alguns estudos apontam que o efeito é praticamente zero. Mas, em tempos assim, é melhor do que nada.

Fonte: médico pneumologista João Adriano de Barros, do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]