• Carregando...
 | Antônio More/Gazeta do Povo
| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

A triagem clínica de doadores de sangue terá critérios específicos para a prevenção da transmissão de zika e chikungunya, por meio de transfusão sanguínea. A medida está baseada nas evidências recentes de transmissão destes vírus pelo sangue e da transmissão do zika pelo contato sexual com portadores do vírus.

Saiba qual é o melhor dia para doar sangue no Hemepar; entenda o procedimento

Leia a matéria completa

A Nota Técnica Conjunta da Anvisa e do Ministério da Saúde traz uma série de requisitos que devem ser adotados na triagem de doadores pelos serviços de hemoterapia de todo o país.

A nota indica ainda que o período de inaptidão clínica para o candidato à doação poderá ser mais restritivo, caso os serviços de hemoterapia considerem mais apropriado.

Confira os critérios

Candidatos à doação que foram infectados pelo vírus da zika estão inaptos para doação por 30 dias após a recuperação completa depois do diagnóstico clínico ou laboratorial.

Aqueles que tiveram relação sexual com pessoas (sexo masculino ou feminino) que apresentaram diagnóstico clínico ou laboratorial, de febre pelo zika nos últimos 90 dias ficarão inaptos para doação por 30 dias após o contato sexual.

Já os candidatos à doação de regiões onde o chikungunya não é endêmico e que tenham se deslocado para regiões endêmicas ou com epidemias confirmadas de casos de infecção pelo vírus devem ser considerados inaptos por 30 dias. Os que forem provenientes de regiões endêmicas ou com epidemias confirmadas para chikungunya, também devem ser considerados inaptos por 30 dias. Os que foram infectados pelo chikungunya deverão ficar inaptos por 30 dias após o diagnóstico clínico ou laboratorial.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]