• Carregando...

São Paulo - O Ministério da Saúde começou ontem uma campanha para incentivar a doação de sangue em todo o país, com o lema "Doe Sangue, Faça Alguém Nascer de Novo’’. Até o dia 30, a campanha vai mostrar como o gesto de doar sangue pode salvar vidas. As informações são da Agência Brasil, a agência de notícias do governo federal.

Serão divulgados depoimentos de pessoas que tiveram suas vidas salvas com a transfusão de sangue e a imagem de um bebê fazendo tarefa de adulto, representando as pessoas que nasceram novamente após receberem doações.

No Brasil, 1,9% da população é doadora. Ainda que esse porcentual esteja dentro do parâmetro da Organização Mundial de Saúde (OMS), de 1% a 3% da po­­pulação, o Ministério da Saúde considera urgente e possível aumentar o número de brasileiros doadores: se cada pessoa doasse duas vezes ao ano, não faltaria sangue para transfusão no país.

O aumento de 30% nos transplantes de órgãos e o crescimento da população estão entre os fatores que fazem o país precisar cada vez mais de sangue para transfusão. São coletadas por ano 3,5 milhões de bolsas de sangue no Brasil, quando o ideal seria 5,7 milhões.

Consulta pública

Atualmente pode doar sangue quem tem entre 18 e 65 anos. O Ministério da Saúde tem realizado uma consulta pública desde o dia 2 de junho para mu­­dar as idades mínima e máxima da doação, que seria de 16 a 68 anos. Se aprovada, 13,9 mi­­lhões de pessoas estariam aptas a praticar o gesto.

Para doar sangue é necessário gozar de boa saúde, apresentar documento com fotografia válido em todo o território nacional, ter entre 18 e 65 anos e pesar acima de 50 quilos. Recomenda-se que o doador nunca vá em jejum, que tenha feito um repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação e não tenha ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores.

Ontem foi comemorado Dia Nacional do Doa­dor de Sangue, instituído pela OMS e celebrado no Brasil desde 2004.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]