• Carregando...

Dois despachantes e um homem acusado de falsidade ideológica foram presos, em Curitiba, após investigações da Coordenadoria de Inteligência e Auditoria (Coia) do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) , com apoio da Polícia Civil. As prisões foram feitas na semana passada, mas a operação foi divulgada apenas nesta segunda-feira (8) pela Agência Estadual de Notícias (AEN).

Os dois despachantes tiveram a prisão decretada pela Justiça no dia 1º. De acordo com a AEN, Juracy Hermógenes de Andrade Sobrinho e Edson Vicente da Silva, ambos de 46 anos, que atuavam como despachantes desde 1997, são acusados de praticar diversas irregularidades, lesando seus clientes. Andrade foi preso no mesmo dia, enquanto Silva encontra-se foragido.

De acordo com César Mendes Vicente, coordenador da Coia, a dupla cobrava taxas pelos serviços de despachante e não abria os processos no Detran. Como diversos usuários se queixaram ao Detran, o Coia iniciou as investigações. Constatadas as irregularidades, a denúncia foi encaminhada para 11º Distrito Policial, e a Justiça decretou as prisões preventivas dos despachantes.

Falsidade ideológica

Dois dias depois, policiais da Delegacia de Estelionato autuaram em flagrante na sede Tarumã do Detran, em também Curitiba, Rogério Gomes dos Santos, acusado de falsidade ideológica. De acordo com a AEN, Santos foi pego em flagrante na quarta-feira (3), usando documentos em nome de Mauro Bento Tavares, que haviam sido furtados há dez anos no Estado do Espírito Santo.

O coordenador da Coia contou à AEN que o esquema foi descoberto quando Santos compareceu à Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Toledo, no Oeste do Paraná, onde morava, para fazer uma transferência de veículo. "Um dos primeiros procedimentos foi entrar em contato com a Polícia Civil do Espírito Santo, que nos comunicou que havia uma carta precatória a ser cumprida pela Delegacia de Estelionato daquele estado", disse. Após verificar a documentação, a Coia solicitou o cancelamento do registro do veículo.

Santos compareceu ao Detran para obter informações sobre o motivo do cancelamento e apresentou os documentos de Mauro Bento Tavares. Diante da situação, a Coia solicitou a presença dos agentes da Delegacia de Estelionato, que efetuou a prisão do falsário.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]