• Carregando...

Duas pessoas receberam órgãos transplantados na manhã deste domingo (13) no Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul (Região Metropolitana de Curitiba). Um recebeu um transplante de fígado e o outro um transplante duplo, de rins e pâncreas. Os procedimentos foram bem sucedidos e os pacientes estão estáveis. As cirurgias foram feitas pela equipe do médico Matheus Macri, que estava no plantão e coordenou a operação. O hospital confirmou realização dos transplantes, mas não informou os nomes dos pacientes, que devem ser divulgados na segunda-feira. Uma terceira pessoa, em Maringá, recebeu um rim do mesmo doador.

Os órgãos transplantados foram transportados de Guarapuava pela Polícia Rodoviária Federal, que montou uma operação especial. Uma viatura levou o fígado, o rim e o pâncreas até São Luis do Purunã, de onde outra viatura os carregou até o Hospital Angelina Caron.

Neste mês de setembro, a Central Estadual de Transplantes do Paraná promove campanha de conscientização sobre a doação de órgãos, intitulada Setembro Verde. Uma em cada quatro notificações de possíveis doadores feitas à Central não são concluídas, por recusa de familiares do falecido. O objetivo da campanha é mudar esse quadro, estimulando a discussão sobre o assunto nas famílias. Para se tornar doador de órgãos, não é preciso nenhum documento por escrito. Na hora da doação, a decisão é da família do potencial doador.

O Paraná bateu o recorde de doações de órgãos concretizadas no primeiro semestre de 2015. Foram 124, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde. No mesmo período foram feitos 225 transplantes. O número de doações foi praticamente o dobro do registrado há quatro anos (67) e é 40% maior em relação ao mesmo período do ano passado, quando 88 captações foram intermediadas pela Central Estadual de Transplantes. Os transplantes aumentaram 63% desde 2011.

Segundo a Secretaria da Saúde, 2.074 pessoas estão na lista de espera por um transplante. Deste total, 1.569 são considerados ativos e já estão aptos a fazer o procedimento. A maior demanda é por transplante de rim, com 1.179 cadastros ativos. Podem ser doados e transplantados rins, coração, pulmões, fígado, pâncreas, córneas, ossos, pele e válvulas cardíacas. Um doador pode beneficiar até dez pessoas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]