• Carregando...

Curitiba

Em Curitiba, uma lei que proíbe a dupla função foi aprovada em julho deste ano (2014) na Câmara Municipal. Para resolver a situação, a Urbs determinou que os micro-ônibus da capital não aceitem dinheiro, apenas cartã-transporte. A medida está em vigor desde 1.º de agosto, mas ainda causa confusão.

O acúmulo de funções de motoristas do transporte público de São José dos Pinhais, que passaram a realizar o trabalho de cobrar a tarifa em algumas linhas, está sendo alvo de criticas do sindicato da categoria (Sindimoc), que chegou a bloquear a garagem da Auto Viação São José dos Pinhais na manhã de segunda-feira (25). A prefeitura convocou uma reunião com empresários para discutir "assuntos relacionados ao serviço de transporte" para esta quarta-feira (27).

Representantes dos trabalhadores denunciam que 100 cobradores foram demitidos no intervalo de 15 dias. Em nota, o Grupo Auto Viação São José confirma alguns desligamentos, mas nega que tenha sido "em massa".

A empresa diz enfrentar um desequilíbrio econômico-financeiro, por isso fez "a adequação do cobrador de algumas linhas e horários com baixa demanda", em busca da "redução do custo tarifário". O vice-presidente do Sindimoc, Dino César Moraes de Matos, diz que "não é verdade que isso [a retirada dos cobradores] reduz a tarifa".

O acúmulo de dirigir e cobrar tarifa cria "um problema de atenção do próprio motorista", na opinião do presidente da Comissão de Trânsito da OAB-PR, Marcelo Araújo, que explica que esta situação deixa o trabalhador estressado e desconfortável. Araújo explica que mesmo quando o ônibus está parado em um ponto de parada ele é considerado "em trânsito", por o condutor não deve ter distrações. Além disso, o stress causado pode ter consequências trabalhistas, pois o motorista profissional tem obrigação de passar por teste psicológico ao renovar a habilitação.

Os empresários alegam que o acúmulo, além de ser permitido pela lei municipal, não prejudica o "atendimento à população, uma vez que mais de 65% dos usuários de São José dos Pinhais utilizam o cartão eletrônico VEM, que já possui integração temporal".

Procurada pela reportagem, a prefeitura informou que só vai se pronunciar sobre a legalidade e critérios para a retirada dos cobradores após a reunião desta quarta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]